Esse chá verde com hortelã é muito usado como digestivo, perfeito após uma refeição para acalmar o estômago. A hortelã é famosa por tranquilizar a mente e aguçar os sentidos, tornando esse chá perfeito para qualquer hora do dia. Particularmente refrescante nos dias de verão. ( Imagem gerada por inteligência artificial/Adobe Firefly/Exame)
Redatora
Publicado em 22 de agosto de 2025 às 03h09.
Uma rave de matcha em Singapura, realizada em um bar e boate no distrito financeiro central da cidade, atraiu 400 participantes para uma festa diurna em que a bebida de chá verde substituiu o álcool. As informações são do Business Insider.
O evento, organizado pela empresa Exposure Therapy, ocorreu das 16h às 20h, teve ingressos esgotados e custou cerca de US$ 15,50 por pessoa, incluindo matcha gratuito original ou de morango.
Os organizadores, Harpreet Gill e Shahan Shah Shawn, disseram que a ideia era criar um espaço onde os jovens pudessem se divertir sóbrios e ainda dormir cedo. “Dessa forma, você realmente faz conexões e amigos de verdade, e ainda consegue sair para jantar e estar na cama às 22h”, afirmou Gill ao Business Insider.
Os participantes, em sua maioria da Geração Z e millennials, dançaram ao som de DJs locais e remixes de artistas como Bad Bunny e Tyla. O matcha de morango, servido gelado, teve grande aceitação, enquanto um bar externo oferecia outras opções de bebida, segundo o BI.
O evento também foi pensado para ser seguro e inclusivo. Menores de 18 anos puderam participar acompanhados de um adulto, e frequentadores que não bebem, por motivos religiosos ou pessoais, se sentiram mais confortáveis do que em festas tradicionais.
“O público é um pouco mais tranquilo e seguro em comparação com o que estou acostumada”, disse Alisha Mulani, 25 anos, profissional de relações-públicas. “Já vi pessoas se tornarem agressivas em noites de balada.”
Pesquisas recentes indicam uma redução no consumo de álcool entre jovens: entre 2023 e 2025, a porcentagem de adultos americanos de 18 a 35 anos que consomem bebidas alcoólicas caiu de 59% para 50%. O fenômeno das festas sóbrias e diurnas, como a rave de matcha, reflete essa mudança nos hábitos de lazer da Geração Z.
O matcha, uma bebida à base de chá verde popularizada no TikTok, tornou-se símbolo dessa transformação cultural. Com fornecedores japoneses limitando pedidos devido à alta demanda, a bebida ganhou status de ícone de lifestyle entre jovens que priorizam saúde, estética e experiências alternativas de socialização.
Participantes elogiaram a combinação de música, socialização e bem-estar. O ambiente permitiu dançar, interagir e relaxar sem pressão para consumir álcool, tornando a rave uma experiência divertida e segura, com ingressos que valeram a pena — especialmente considerando que cada xícara de matcha custava mais de SG$ 7 fora do evento (algo em torno de R$ 30), de acordo com o BI.