Pop

Leilão de Tiranossauro Rex é cancelado após denúncia sobre a autenticidade do fóssil

Dono de dinossauro Shen teria comprado réplicas de outro esqueleto de empresa americana

O esqueleto, de 1.400 quilos e apelidado de "Shen", seria leiloado a partir de sexta-feira (ROSLAN RAHMAN/AFP/Getty Images)

O esqueleto, de 1.400 quilos e apelidado de "Shen", seria leiloado a partir de sexta-feira (ROSLAN RAHMAN/AFP/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de novembro de 2022 às 17h38.

A casa de leilões Christie's cancelou a venda de um esqueleto de Tiranossauro Rex em Hong Kong, porque seu proprietário decidiu alugá-lo para um museu, informou a empresa nesta segunda-feira, 21.

A decisão vem após denúncias sobre a autenticidade do exemplar terem sido feitas por uma empresa dona de um exemplar de dinossauro semelhante.

O esqueleto, de 1.400 quilos e apelidado de "Shen", seria leiloado a partir de sexta-feira, afirmou a Christie's, sem informar a estimativa de preço, ou a identidade do vendedor.

"O proprietário decidiu alugar o espécime para um museu para que o exponha ao público", disse Edward Lewine, porta-voz da casa de leilões em um comunicado.

Vários paleontólogos criticaram essa venda e também surgiram dúvidas sobre a autenticidade do fóssil. Ainda segundo o comunicado da casa de leilões, a peça se "beneficiaria de um estudo mais aprofundado.”

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Shen", que tem 4,6 metros de altura e 12 metros de comprimento, é um macho adulto que viveu há pelo menos 67 milhões de anos. Foi descoberto em 2020 em Montana, nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal The New York Times, os documentos de venda não afirmam claramente que Shen foi reconstituído, parcialmente, com réplicas de ossos procedentes de outro dinossauro.

Segundo a mesma fonte, porém, foram observadas semelhanças entre o crânio de "Shen" e o de "Stan", outro Tiranossauro Rex leiloado em 2020 pela Christie's por US$ 31,8 milhões. Nenhum dos dentes do dinossauro posto a venda, por exemplo, é original.

Além disso, o detentor dos direitos de propriedade intelectual de "Stan", o Black Hills Institute of Geological Research, revelou que o dono de "Shen" comprou dele réplicas do esqueleto de seu dinossauro.

"Eles estão usando Stan para vender um dinossauro que não é Stan. É uma enganação", disse Peter Larson, presidente da Black Hils.

Segundo especialistas, é extremamente raro encontrar um esqueleto completo de dinossauro. Um tiranossauro tem cerca de 380 ossos ao todo, mas, de acordo com a Christie's, apenas 80 dos que compõem o esqueleto "Shen" são originais.

Steve Brusatte, um paleontólogo da Universidade de Edimburgo, chamou o projeto de venda "Shen" de "má notícia para a ciência".

"É triste que os dinossauros estejam se tornando um item de colecionador para a classe oligárquica", disse Brusatte à AFP.

Para o paleontólogo americano Thomas Carr, essas vendas são "indiscutivelmente prejudiciais para a ciência".

LEIA TAMBÉM:

Luz mais brilhante do universo pode estar ligada à formação de buraco negro

Arca de Noé gigante serve de vitrine para criacionistas dos EUA

Acompanhe tudo sobre:LeilõesDinossauros

Mais de Pop

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta

Última temporada de 'Stranger Things' tem orçamento milionário e pressão por final perfeito