Pop

Matt e Ross Duffer: criadores de 'Stranger Things' fecham acordo com Paramount

Diretores e roteiristas também trabalharão ao lado de Josh Greenstein e Dana Goldberg, que ocupam funções-chave nas áreas de desenvolvimento criativo de filmes e séries da empresa

Irmãos Duffer: Parte do acordo foi estabelecido por Cindy Holland, que atualmente lidera o departamento de streaming da Paramount ( Dave Benett/Getty Images)

Irmãos Duffer: Parte do acordo foi estabelecido por Cindy Holland, que atualmente lidera o departamento de streaming da Paramount ( Dave Benett/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 12h46.

Última atualização em 15 de agosto de 2025 às 13h35.

Tudo sobreStreaming
Saiba mais

Matt e Ross Duffer, os criadores de Stranger Things, estão nas etapas finais de negociações para assinar um acordo geral exclusivo com a Paramount. A mudança os levaria a sair da Netflix.

Parte do acordo foi estabelecida por Cindy Holland, que atualmente lidera o departamento de streaming da Paramount, e que foi fundamental para a aprovação de Stranger Things na Netflix, segundo informações da Variety. O novo contrato permitirá que os irmãos Duffer produzam filmes e séries de televisão, com foco especial em grandes produções cinematográficas, sob o comando da Paramount — agora em parceria com a Skydance, de David Ellison.

Os diretores e roteiristas também trabalharão ao lado de Josh Greenstein e Dana Goldberg, que ocupam funções-chave nas áreas de desenvolvimento criativo de filmes e séries da empresa.

E a Netflix nessa história?

Apesar da nova jornada, os Duffer ainda mantêm um vínculo significativo com a Netflix. Os irmãos continuam com dois projetos em andamento, por meio da produtora Upside Down Pictures, cujo nome faz referência à dimensão paralela icônica de Stranger Things. Uma delas é The Boroughs, série de aventura estrelada por Bill Pullman, Geena Davis, Alfre Woodard e Alfred Molina. A outra é Something Very Bad Is Going to Happen, série de terror psicológico que traz Jennifer Jason Leigh no elenco.

No Festival de Annecy também foi apresentado o prelúdio animado de Stranger Things, intitulado Tales From ’85. Após a estreia da quinta e última temporada da série, em novembro, os irmãos Duffer também devem anunciar uma série derivada de ação ao vivo. Os detalhes ainda permanecem em segredo.

Os Duffer na indústria audiovisual

A ascensão dos Duffer no mundo do entretenimento não foi fácil. Antes de Stranger Things, a carreira dos irmãos quase estagnou quando Hidden, thriller pós-apocalíptico que marcou a estreia dos dois como diretores, foi engavetado por anos pela Warner Bros. A produção foi lançada diretamente no mercado de vídeo por demandas (VOD).

A sorte dos Duffer mudou quando M. Night Shyamalan, diretor de O Sexto Sentido e Fragmentado, impressionado com o roteiro de Hidden, os contratou como roteiristas para Wayward Pines (2015).

O grande avanço na carreira deles aconteceu quando o roteiro de Stranger Things foi rejeitado por quase todas as redes de TV. Contudo, após a 21 Laps de Shawn Levy entrar em cena, conseguiram vender o projeto para a Netflix, que estreou a série em julho de 2016.

A produção se tornou um fenômeno instantâneo, rapidamente se tornando o primeiro grande sucesso original da Netflix, sem um criador ou assunto preexistente. Quando a quarta temporada foi lançada em 2022, Stranger Things já era a série de língua inglesa mais assistida da história da plataforma.

Acompanhe tudo sobre:FilmesSériesNetflixParamountStranger ThingsStreaming

Mais de Pop

Quais são as 10 músicas mais ouvidas do Spotify? Veja lista atualizada

'Interestelar' retorna aos cinemas em breve; saiba detalhes e como assistir

'Wandinha': quando estreia o final da 2ª temporada? Veja data e trailer

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta nesta quinta-feira, 14