Pop

'O Agente Secreto' será lançado nos EUA pela Neon, mesma distribuidora de 'Anora'

Filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, foi produzido ao longo de quatro anos e concorre à Palma de Ouro em Cannes

'O Agente Secreto': vem Oscar por aí? (O Agente Secreto/ Vitrine Filmes)

'O Agente Secreto': vem Oscar por aí? (O Agente Secreto/ Vitrine Filmes)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 21 de maio de 2025 às 17h47.

Última atualização em 21 de maio de 2025 às 17h54.

Tudo sobreFestival de Cinema de Cannes
Saiba mais

O cinema brasileiro viveu bons momentos no início de 2025. Primeiro Oscar da história, prêmios e estatuetas em alguns dos maiores festivais do mundo. E não vai parar por aí: se depender de Kleber Mendonça Filho, o Brasil vai brilhar mais em tapetes vermelhos até o final do ano.

O Agente Secreto, novo filme do diretor de Aquarius estrelado por Wagner Moura, fez sua estreia no 78º Festival Internacional de Cinema de Cannes. Já ganhou corações por lá: concorre à Palma de Ouro — e está entre os favoritos para receber o prêmio —, e, agora, receberá distribuição nos Estados Unidos pela Neon, responsável pela campanha vitoriosa de Anora, que conquistou cinco estatuetas do Oscar no ano passado.

O anúncio, divulgado pela revista Variety, reforça a presença do cinema brasileiro em mercados internacionais estratégicos. A estreia está prevista nos Estados Unidos para o segundo semestre de 2025.

O filme foi produzido ao longo de quatro anos, com dez semanas de gravação. Conta a história de Marcelo (Wagner Moura), que trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife, em 1977, com a intenção de recomeçar sua vida, mas percebe que atraiu para si todo o caos do qual quis fugir. E a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.

Além de Moura, o elenco conta com nomes importantes da atuação nacional, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho e Hermila Guedes.

Vem mais Oscar por aí, Kleber?

O filme é apontado como um dos fortes candidatos para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, um ano após a conquista história de Ainda Estou Aqui. Paralelamente, outro título brasileiro, O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, é outra aposta para as premiações.

A estreia nos Estados Unidos é significativa para uma possível campanha rumo ao Oscar. As regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exigem que, para ser elegível à premiação, o filme tenha passado algumas semanas em cartaz na cidade de Los Angeles.

No mercado nacional, O Agente Secreto será distribuído pela Vitrine Filmes. Até o momento, não há previsão oficial para o lançamento nos cinemas brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:CinemaFilmesFilmes brasileirosFestival de Cinema de CannesOscar

Mais de Pop

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta quarta-feira, 21

Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo', morre aos 96 anos

Caso P. Diddy: entenda acusações contra o rapper; julgamento já dura sete dias

'Wicked', com Ariana Grande e Cynthia Erivo, chega ao streaming nesta quarta; saiba onde assistir