Pop

'O Novo Agora': Marcelo Rubens Paiva lança continuação de 'Ainda Estou Aqui' em abril

Nova obra mergulha nos desafios da paternidade, crises pessoais e os impactos da política na trajetória profissional do autor

Marcelo Rubens Paiva: novo livro chega em abril (Elisabetta A. Villa/Getty Images)

Marcelo Rubens Paiva: novo livro chega em abril (Elisabetta A. Villa/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 7 de março de 2025 às 13h40.

Tudo sobreLivros
Saiba mais

Depois do sucesso de "Ainda Estou Aqui" e da conquista do primeiro Oscar do Brasil, Marcelo Rubens Paiva está de volta com mais um capítulo de sua jornada autobiográfica. O escritor lança "O novo agora", continuação da obra que baseou o filme de Walter Salles, publicada em 2015.

A nova obra, editada pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras, já está disponível para pré-venda no site da editora e promete trazer um relato íntimo sobre os últimos anos da vida de Marcelo, a partir de 2014. Vai retratar a vida e convivência com os dois filhos do autor, a crise no casamento, pandemia e o impacto da ascensão da direita na política Brasil na literatura.

Como foi em "Ainda Estou Aqui" e "Feliz Ano Velho", o livro também traz reflexões sobre a infância do escritor e suas referências familiares. Vai resgatar memórias de seus pais, Rubens e Eunice Paiva, estrela do filme de Salles, interpretada por Fernanda Torres. Em meio às incertezas do presente, Marcelo revisita o passado para buscar inspiração na forma como seus pais lidaram com os desafios de suas próprias épocas.

Saga autobiográfica 

‘O novo agora’ é o terceiro volume de uma trilogia pessoal iniciada com "Feliz Ano Velho" (1982), no qual Paiva narra o acidente que o deixou tetraplégico na juventude. Já em "Ainda Estou Aqui" (2015), o escritor reconstruiu a história de sua mãe, Eunice, frente ao desaparecimento de Rubens Paiva, vítima da ditadura militar.

A obra chega ao público em edição física e digital no dia 22 de abril. O livro impresso terá o valor de R$ 79,90, enquanto a versão em e-book estará disponível por R$ 39,90.

Acompanhe tudo sobre:Filmes brasileirosLiteraturaLivrosFilmes

Mais de Pop

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta

Última temporada de 'Stranger Things' tem orçamento milionário e pressão por final perfeito