Pop

Oscar 2025: onde assistir aos filmes indicados a Melhor Ator?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby; acompanhe pela EXAME

Oscar 2025: Adrien Brody concorre na categoria de Melhor Ator pelo filme "O Brutalista" ("Conclave"/Divulgação)

Oscar 2025: Adrien Brody concorre na categoria de Melhor Ator pelo filme "O Brutalista" ("Conclave"/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 08h24.

Tudo sobreOscar 2025
Saiba mais

A corrida pelo Oscar está acirrada. A 97ª edição da premiação, que acontece no próximo domingo, 2, homenageará os destaques do cinema e os grandes talentos da indústria pelos trabalhos realizados no ano passado.

ENTREVISTA | ‘Ainda Estou Aqui’ é tudo isso, mesmo — e tem chances reais no Oscar

Entre os indicados ao prêmio de Melhor Ator, os destaques são Ralph Fiennes ("Conclave"), e Adrien Brody ("O Brutalista"). Esta é a terceira indicação de Fiennes ao prêmio; as duas primeiras foram em "A Lista de Schindler" (1993) e "O Paciente Inglês" (1996). O ator nunca levou uma estatueta para casa.

Brody, por outro lado, já conquistou o maior prêmio do cinema com o filme "O Pianista" (2002). Na época, tinha 29 anos e se tornou o mais jovem ator a ganhar o Oscar nessa categoria, recorde que mantém até hoje. Se perder a estatueta para Timothée Chalamet, que também concorre com "Um Completo Desconhecido", dividirá a posição com o artista americano.

Além de Fiennes, Brody e Chalamet, o Oscar de Melhor Ator também é disputado por Colman Domingo ("Sing Sing") e Sebastian Stan ("O Aprendiz").

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube. Até lá, separamos uma lista sobre onde assistir aos filmes indicados a Melhor Ator. Confira:

Onde assistir aos filmes indicados a Melhor Ator no Oscar?

Ralph Fiennes, "Conclave"

yt thumbnail

Após a morte repentina do Papa, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) assume a responsabilidade de conduzir o conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica. Nos bastidores do Vaticano, os mais influentes cardeais do mundo se reúnem, cada um guiado por suas próprias ambições. No centro desse processo sigiloso, Lawrence se depara com uma conspiração e descobre um segredo capaz de abalar os alicerces da Igreja.

O elenco também é formado por: Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini. O longa é dirigido por Edward Berger.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas desde 23 de janeiro de 2025.

Adrien Brody, "O Brutalista"

yt thumbnail

Ambientado no pós-Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a trajetória do arquiteto visionário László Toth e sua esposa, Erzsébet. Em 1947, eles deixam para trás uma Europa destruída pelo conflito e partem em busca de um novo começo na América. A chegada de um cliente enigmático transforma inesperadamente o destino do casal.

Dirigido por Brady Corbet, o filme é estrelado por Andrien Brody, Felicity Jones e Guy Pearce.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas brasileiros desde 20 de fevereiro de 2025.

Timothée Chalamet, "Um Completo Desconhecido"

yt thumbnail

O filme retrata a rápida ascensão de Bob Dylan, um jovem músico de 19 anos vindo de Minnesota, na vibrante cena musical de Nova York da década 1960. De cantor folk promissor a estrela do momento, o artista conquista o topo das paradas, que culmina em sua icônica performance de rock elétrico no Festival Folclórico de Newport, em 1965.

Dirigido por James Mangold, o filme é protagonizado por Timothée Chalamet, com elenco formado também por Monica Barbaro, Joan Baez, Edward Norton e Elle Faning.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas desde 27 de fevereiro de 2025.

Colman Domingo, "Sing Sing"

yt thumbnail

"Sing Sing" é um drama inspirado em uma história real, dirigido por Greg Kwedar. O filme segue a jornada de Divine G (Colman Domingo) um homem injustamente condenado a 25 anos de prisão na penitenciária de Sing Sing, em Nova York. Enquanto aguarda a chance de provar sua inocência, ele encontra um novo propósito ao participar de um programa de reabilitação através das artes dentro da prisão.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas.

Sebastian Stan, "O Aprendiz"

yt thumbnail

"O Aprendiz" é uma cinebiografia que narra a ascensão de Donald Trump como um dos mais influentes empresários dos Estados Unidos. Ambientado em Nova York nas décadas de 1970 e 1980, o filme segue o jovem Trump (Sebastian Stan), em sua busca pela expansão do império imobiliário da família. Ele encontra um mentor inesperado em Roy Cohn (Jeremy Strong), um advogado astuto e impiedoso que o ensina a navegar pelas complexidades do poder e da corrupção.

Onde assistir: Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV+

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Quem são os indicados ao Oscar 2025

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Fernanda Torres tem chances no Oscar?

Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e tem boas chances de fazer história, mais uma vez, na premiação do Oscar. Ela compete com Demi Moore ("A Substância"), Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Perez") e Cynthia Erivo ("Wicked").

A atriz também é a primeira brasileira nos últimos 26 anos a concorrer por um papel de drama no Oscar. A última (e até então, única) foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — nomeada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.

O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. 

26 anos depois, "Ainda Estou Aqui" não só quebrou o jejum de "Central do Brasil", como marcou o começo de uma lista de ineditismos: foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a maior categoria da premiação, em que a indústria cinematográfica brasileira nunca havia conquistado uma nomeação.

O novo filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores e R$ 100 milhões em bilheterias. Abriu em primeiro lugar na semana de estreia no Brasil e em Portugal, e em segundo lugar nos Estados Unidos, país no qual ficou em cartaz em 700 salas de cinema. Tem sido listado por críticos de todo o mundo como a principal aposta do ano para Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres é considerada favorita ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Demi Moore.

O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

Quando será o Oscar de 2025?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2025?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:CinemaOscarOscar 2025FilmesHollywoodAtores e atrizes

Mais de Pop

Quem saiu do BBB 25? Veja discurso de Tadeu na eliminação de Diogo no Paredão da semana

BBB 25: Quarto do Desafio promete agitar a casa e mudar rumos do jogo; saiba como funciona

Quem saiu do BBB 25? Diogo é o eliminado da semana; veja qual foi a porcentagem de votos

Os bilhões que o Carnaval vai movimentar em 2025