Pop

'Pepe' Mujica: conheça livros sobre o ex-presidente uruguaio

Líder latino-americano morreu nesta terça-feira aos 89 anos

Encontro entre Mujica e Chomsky foi frutífero para a troca de ideias (Divulgação)

Encontro entre Mujica e Chomsky foi frutífero para a troca de ideias (Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 13 de maio de 2025 às 19h34.

Última atualização em 13 de maio de 2025 às 19h36.

José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai que morreu nesta terça-feira aos 89 anos, tornou-se uma figura emblemática da política latino-americana não apenas por suas ações governamentais, mas também pela filosofia de vida que defende.

Ao longo dos anos, diversos livros foram publicados, tratando de sua trajetória e de suas ideias, que transcendem a política e se inserem em um debate mais amplo sobre justiça social, ética e a luta por um mundo mais igualitário.

Entre os títulos mais emblemáticos sobre Mujica, destaca-se Pepe Mujica - Simplesmente humano (2015), de Allan Percy e Leonardo Díaz. Os autores comentam algumas das declarações mais inspiradoras do uruguaio como: "Ter riqueza, bem-estar e consumir bens materiais não é o mesmo que ter felicidade".

Ovelha negra

Outra obra foi Uma ovelha negra no poder: Confissões e intimidades de Pepe Mujica (2024), de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz. O livro é resultado de uma reportagem construída ao longo de décadas e estabelece Pepe Mujica como fenômeno internacional e ícone latino-americano.

Outro livro é o Palavras para depois: conversas com Pepe Mujica (2024), do jornalista argentino Fabián Restivo.

A obra reúne uma série de diálogos entre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e Restivo, resultado de dez dias em que estiveram juntos conversando sobre muitos temas, como a vida, a militância, a política, o amor, a juventude e a relação com a natureza. Sem respostas prontas ou definitivas, Mujica compartilhou sua perspectiva de que o ser humano está em constante aprendizado ― e que esse processo é parte fundamental da busca por novas formas de organização social e política, mas também de ser e estar no mundo. 

Viagem com Chomsky

E por fim temos Chomsky & Mujica: Sobrevivendo ao século XX (2024), de Saúl Alvídrez.

Os dois conversam sobre questões transcendentais que afetam a humanidade e debatem alternativas para o futuro. De um lado, Mujica, ex-presidente do Uruguai e ex-guerrilheiro que alcançou enorme popularidade internacional pregando a austeridade. Do outro lado, Noam Chomsky, o intelectual e ativista que mudou a linguística e se dedica a temas humanísticos e filosóficos do nosso tempo. O documentarista mexicano Saúl Alvídrez reuniu os dois pela primeira vez para uma frutífera troca de ideias.

A partir daí temos reflexões sobre mudanças climáticas, males da política, crise do capitalismo, corrupção, populismo etc.

Diante da ameaça de um colapso civilizacional, Chomsky & Mujica apontam os valores que acreditam ser prioritários para uma mudança sustentável: democracia, liberdade e vida com propósito.

Acompanhe tudo sobre:UruguaiJosé MujicaLivros

Mais de Pop

Robert Benton, vencedor do Oscar de Melhor Direção por 'Kramer vs. Kramer', morre aos 92 anos

Gilberto Gil lança vendas para o 'Navio Tempo Rei', cruzeiro musical do cantor; saiba valores

Maior youtuber do mundo tem programa renovado pela Amazon após quebrar recordes

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta terça-feira, 13