Gaga enquanto convive com as doenças crônicas fibromialgia e lúpus (Facebook Lady Gaga oficial/ Reprodução)
Redatora
Publicado em 1 de maio de 2025 às 09h04.
Lady Gaga já chegou ao Rio de Janeiro para o aguardado show gratuito que realizará no próximo sábado, 3, em Copacabana. Sua última visita à cidade deveria ter acontecido em 2017, a cantora precisou cancelar uma apresentação no país devido a uma crise severa de fibromialgia.
Na ocasião, a artista usou suas redes sociais para explicar que os sintomas da doença, como dores musculares intensas, a impediram de cumprir o compromisso: "Brasil, estou devastada. Não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas preciso cuidar do meu corpo agora", escreveu Gaga.
A frase "Brazil, I'm devastated" acabou se tornando um meme.
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas no corpo, especialmente nos músculos e tendões, além de causar fadiga extrema, distúrbios do sono, e dificuldades de concentração e memória. Pacientes também podem sofrer com ansiedade e depressão, o que impacta diretamente a qualidade de vida.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença pode reduzir a capacidade de realizar atividades cotidianas. As causas da fibromialgia ainda são alvo de investigação, sendo associadas a fatores genéticos, neurológicos, psicológicos ou imunológicos, embora o consenso médico sobre sua origem ainda não tenha sido alcançado. O quadro pode ser desencadeado por traumas físicos ou psicológicos, além de infecções.
Por não haver um exame específico para identificar a doença, o diagnóstico é clínico, baseado principalmente na avaliação de pontos sensíveis no corpo. Caso o paciente sinta dor em 11 de 18 pontos testados, é considerado um forte indicativo da doença. Embora não haja cura, o tratamento busca controlar os sintomas com o uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura e atividade física.
Em 2017, Lady Gaga fez uma pausa na carreira para se concentrar em sua saúde. A cantora revelou, em 2020, durante entrevista à Oprah Winfrey, que adotou a terapia comportamental dialética (DBT, em inglês) como parte de seu tratamento, além do uso de medicamentos.
A DBT é uma modalidade de terapia da fala, derivada da terapia cognitivo-comportamental (TCC), voltada para indivíduos com intensas variações emocionais, segundo a Cleveland Clinic.
Além da fibromialgia, Lady Gaga também convive com o lúpus, uma doença autoimune inflamatória que faz o sistema imunológico atacar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Se não tratada corretamente, o lúpus pode levar a complicações graves e até à morte.
A condição atinge principalmente mulheres jovens, entre 15 e 45 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
O lúpus é uma doença crônica que pode ser controlada com tratamento, mas os sintomas variam e podem desaparecer sem aviso prévio. Embora a causa exata da doença ainda seja incerta, sabe-se que fatores genéticos, hormonais, infecciosos e ambientais, como a exposição ao sol, podem desencadear seu desenvolvimento.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda que pacientes com lúpus evitem a exposição solar excessiva, o uso de tabaco e pratiquem atividades físicas regularmente.
A cantora se apresenta na praia de Copacabana (Rio de Janeiro) no sábado, 3, a partir das 21h45 (horário de Brasília).
A apresentação de Lady Gaga no Rio de Janeiro será transmitida pelo Multishow e no Globoplay.
Veja dicas, horários e como assistir em segurança aqui.
Veja a lista completa de músicas aqui.