Priscilla Veras, da Muda Meu Mundo: cearense ficou fascinada em resolver desafio do agronegócio (Muda Meu Mundo/Divulgação)
Repórter
Publicado em 28 de agosto de 2025 às 06h00.
Em um país onde 70% dos produtores rurais vivem sem acesso a crédito, uma startup pernambucana está criando um novo modelo de apoio ao pequeno agricultor. A Muda Meu Mundo oferece ferramentas digitais e crédito ao produtor rural — tudo via WhatsApp.
A fundadora Priscilla Veras, natural de Fortaleza e com uma carreira no terceiro setor, nunca teve experiência direta com o agro. O mesmo vale para a sócia, a recifense Laís Xavier, engenheira de formação. Mas foi justamente essa visão “de fora” que as ajudou a identificar um problema fundamental: grande ou pequeno, o produtor rural muitas vezes não tem acesso ao básico para prosperar.
“Eu me perguntava por que o produtor que gera riqueza continua na pobreza. O que está errado?”, diz Veras. A cearense ficou intrigada com a situação e decidiu abrir a Muda Meu Mundo, em 2017.
Inicialmente tentou conectar produtores aos supermercados diretamente, mas logo percebeu que o caminho para ajudar o agricultor seria outro. Criou ferramentas para emissão de notas fiscais, venda direta ao mercado e acesso a crédito. Recentemente, passou a oferecer antecipação de recebíveis e microcrédito.
“O WhatsApp já é utilizado pelos produtores, então tudo fica lá dentro”, diz Veras. É estimado que o aplicativo esteja presente em 96% dos celulares brasileiros.
A empresa prevê um faturamento de 15 milhões de reais em 2025. Hoje, a Muda planeja expansão para o México e quer gerir fundos dentro da plataforma. A ideia é que, em breve, todo agricultor colha os frutos do trabalho antes da chegada da colheita.