Mais da metade dos brasileiros diz ter passado a preferir exercícios coletivos após a pandemia, segundo dados de 2023 (The Good Brigade/Getty Images)
Repórter
Publicado em 31 de julho de 2025 às 20h00.
⟶ É TUDO TECH
Mais do que nunca, relógios inteligentes e aplicativos estão mudando a experiência de exercício com feedback em tempo real e treinos personalizados. O uso aumentou 40% entre 2022 e 2024. Somente em 2023, apps de exercícios foram baixados por 370 milhões de usuários mundialmente.
⟶ MENOS HIIT, MAIS IOGA
Treinamentos rápidos e intensos estão sendo substituídos por práticas como pilates e meditação. Modalidades que aliviam o estresse são as preferidas — somente a demanda por ioga cresceu 12% nos últimos dois anos, e quase 70% dos praticantes dizem ter tido melhora na qualidade de sono e redução da ansiedade.
⟶ XÔ, CASA!
Quem treina está abandonando a bike de spinning no quarto da visita. Em vez disso, o foco passou a ser a socialização: as pessoas estão substituindo atividades domésticas por aulas em grupo, como Hyrox ou FitDance. Mais da metade dos brasileiros diz ter passado a preferir exercícios coletivos após a pandemia, segundo dados de 2023.
⟶ IDOSOS FITNESS
Exercícios de força e mobilidade crescem entre os idosos, que buscam mais autonomia e saúde na terceira idade do que as últimas gerações. O grupo já representa 15% dos brasileiros e deve chegar a 24% em 2030, segundo o IBGE.