Revista Exame

Rotina estrelada, como Alex Atala aproveita o tempo livre

O chef mais famoso do Brasil divide seu tempo entre os restaurantes, viagens pelo Brasil e a prática de jiu-jítsu

Alex Atala: o chef mais famoso do Brasil  (Leandro Fonseca /Exame)

Alex Atala: o chef mais famoso do Brasil (Leandro Fonseca /Exame)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 22 de maio de 2025 às 11h15.

Última atualização em 22 de maio de 2025 às 11h33.

Tudo sobreGastronomia
Saiba mais

Alex Atala vive um momento de celebração. O cozinheiro que colocou a gastronomia brasileira em destaque no mundo está celebrando os 25 anos do D.O.M. O restaurante acaba de receber duas estrelas no Michelin pelo décimo ano consecutivo. Desde que a premiação chegou ao Brasil, a casa tem a cotação máxima já alcançada no país. Além do Dalva e Dito, Atala tem a operação do 7 Gastronomia, em que assina cardápios para festas e eventos. Também lançou com outros sócios o Resid, clube de membros para hospitalidade e experiências. E em agosto vai estrear um programa na Rede Globo com Ana Maria Braga, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda. Entre um e outro afazer, ele gosta de viajar.

Viagem | Sempre fujo para a Bahia, onde tenho uma casa e família perto, e vou uma ou duas vezes por ano para a Amazônia, onde me conecto com a natureza e as pessoas de um jeito muito único. O destino que mais me marcou foi o Japão.

Série | The Bear (Disney+) traz a realidade do restaurante do ponto de vista da cozinha e da gestão do negócio, que também é a nossa realidade. É bem visceral, muito bem-feita e com ótimos atores.

Esporte | O jiu-jítsu é minha grande paixão, pratico desde jovem e sou faixa-preta. E pratico ioga todos os dias de uns anos para cá. Mas também nado, levanto peso. E adoro pescar.

Moda | Sou bem básico: calça, camiseta neutra e tênis. Se preciso estar mais arrumado, camisa branca. Essa roupa traduz meu estilo.

Gastronomia | Gosto de churrasco de peixe, vegetais ou carne, uma boa farofa, salada fresca. São sabores simples que agradam sempre.


OFERECIDO POR BTG

O melhor em viagens e gastronomia

O acesso a casas premiadas como o D.O.M. fica mais fácil para clientes do cartão Ultrablue do BTG Pactual, que contam com um serviço de concierge por WhatsApp para auxiliá-los em experiências exclusivas. Entre os benefícios estão emissão de passagens de cruzeiros e viagens aéreas nacionais e internacionais, reservas em villas, casas, ilhas e lodges, serviços em hotéis parceiros — e reservas nos melhores restaurantes do mundo.


Acompanhe tudo sobre:1275GastronomiaRestaurantesChefs

Mais de Revista Exame

“Precisamos encontrar o caminho da economicidade”

O plano B para financiar as safras no Brasil afora

Embarques de soja para China devem atingir pico em maio

'Nosso maior marketing é o produto', diz sócio-fundador Oficina, que cresce a dois dígitos