Tecnologia

4,5 milhões mudaram de operadora mantendo o número em 2010

Volume representa alta de 3,8% em relação às migrações registradas em 2009

Desde que passou a vigorar no Brasil, portabilidade numérica já teve 8,04 milhões de trocas

Desde que passou a vigorar no Brasil, portabilidade numérica já teve 8,04 milhões de trocas

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 13h48.

São Paulo – Usuários de telefonia fixa e móvel utilizaram cerca de 4,54 milhões de vezes a portabilidade numérica no Brasil ao longo do ano de 2010. O número, divulgado nesta segunda-feira (10) pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), aponta crescimento de 3,8% na utilização do serviço em relação a 2009, primeiro ano em que o serviço foi disponibilizado.

Portabilidade numérica refere-se à possibilidade que clientes brasileiros têm de migrar para outra prestadora de serviço de telefonia, mantendo o mesmo número de que já dispõem. O serviço começou a ser disponibilizado no Brasil em 1º de setembro de 2008 e passou a funcionar em todo o território nacional em 2 de março de 2009. Desde o início, a ABR Telecom é a entidade responsável pela administração da portabilidade numérica no país.

Conforme a entidade, no segmento móvel o maior volume de migrações foi contabilizado em dezembro, quando 300 mil transferências foram efetuadas. Na telefonia fixa, o pico de portabilidade foi de 163 mil em um mês, verificado também em dezembro.

Desde o dia 1º de setembro de 2008, já foram realizadas 8,04 milhões de transferências de operadora com a permanência do número do telefone, segundo a ABR Telecom. Dessas, 2,55 milhões foram de telefones fixos e 5,49 milhões, de móveis.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasServiçosCelularesIndústria eletroeletrônicaVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularTelefônicaEmpresas francesasEmpresas italianasTIMEmpresas mexicanasBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasClaroGVT

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite