Tecnologia

Anatel proíbe teles de enviar SMS sem autorização do cliente

São Paulo - O envio de mensagens publicitárias por SMS terá de ser previamente autorizado pelo cliente. A regra passa a valer a partir deste sábado, 1º de maio. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vale para os novos contratos, mas os clientes antigos que não quiserem mais receber as mensagens publicitárias […]

sms-460-jpg.jpg (.)

sms-460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - O envio de mensagens publicitárias por SMS terá de ser previamente autorizado pelo cliente. A regra passa a valer a partir deste sábado, 1º de maio.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vale para os novos contratos, mas os clientes antigos que não quiserem mais receber as mensagens publicitárias ou propagandas podem procurar a operadora e solicitara a retirada do cadastro do serviço.

Também a partir deste sábado as empresas são obrigadas a utilizar contratos com letra em corpo maior do que o tamanho 12, pondo fim aos contratos em letras miúdas.

As novas determinações seguem recomendação do Código de Defesa do Consumidor e do Ministério Público Federal, que receberam várias queixas relacionadas ao assunto.

O MPF considera que o consumidor tem sua privacidade invadida quando recebe propagandas pelo telefone sem ter autorizado.

As maiores operadoras do país, Vivo, Claro, Oi e TIM, afirmam já seguirem a determinação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiçosCelularesIndústria eletroeletrônicaVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas italianasTIMEmpresas mexicanasBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasClaro

Mais de Tecnologia

Samsung cresce nos EUA com celulares dobráveis e reduz participação da Apple

Huawei prevê que HarmonyOS se equipare a Android e iOS até o final de 2025

iPhone 17 chega no próximo mês: saiba todos os rumores sobre o lançamento da Apple

10 frases de Stephen Hawking que explicam o universo e a condição humana