Tecnologia

Android é sistema operacional mais atacado por "malware", diz McAfee

A segunda colocação é agora da plataforma móvel Java Micro Edition (J2ME)

Uma das formas mais comuns de infecção de celulares com "malware" no período estudado foi a distribuição de aplicativos modificados com fins maliciosos (Reprodução)

Uma das formas mais comuns de infecção de celulares com "malware" no período estudado foi a distribuição de aplicativos modificados com fins maliciosos (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 10h07.

Redação Central - Os celulares com sistema operacional Android, criado pela Google, se tornaram no último trimestre o alvo da maior parte dos ataques de software malicioso -"malware"- a plataformas móveis, informou nesta quarta-feira a companhia multinacional de segurança informática McAfee.

No último relatório trimestral, a empresa afirmou que os ataques experimentaram "um rápido aumento" entre o primeiro e o segundo trimestres do ano e o Android passou do terceiro para o primeiro sistema móvel mais atacado. A segunda colocação é agora da plataforma móvel Java Micro Edition (J2ME).

Uma das formas mais comuns de infecção de celulares com "malware" no período estudado, segundo a McAfee, foi a distribuição de aplicativos modificados com fins maliciosos, que corrompem jogos e software 'sãos'.

A McAfee também informou ter detectado durante o segundo trimestre do ano cerca de 6 milhões de novas peças de software malicioso para computadores.

Além disso, ressaltou que entre abril e junho detectou pela primeira vez em sua história um falso antivírus para Macintosh, da Apple, e apontou que os ataques tentaram explorar mais as falhas de segurança de Adobe do que da Microsoft.

A companhia de segurança informática detalhou ainda as principais operações policiais contra crimes cibernéticos do segundo trimestre do ano, assim como as desavenças internas registradas nos coletivos Anonymous e LulzSec, responsáveis por vários ataques nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Para ser ''mais TikTok'', Instagram prepara app exclusivo e dedicado para Reels

Fabricantes chinesas de celulares apostam no segmento premium para expandir globalmente

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone