Tecnologia

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

O país proibiu as vendas do novo dispositivo em outubro do ano passado, alegando que a empresa não cumpriu requisitos locais para a fabricação de smartphones

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 11h36.

Última atualização em 22 de janeiro de 2025 às 13h31.

A Apple (AAPL) está perto de fechar um acordo de investimento com a Indonésia que liberaria a venda do novo iPhone 16 no país.

A comercialização do dispositivo está proibida no país do Sudeste Asiático, que possui mais de 280 milhões de habitantes, desde outubro do ano passado.

O governo indonésio alega que a empresa americana não cumpriu os requisitos do país para a fabricação de smartphones e tablets. Desde então, a Apple está em negociações sobre um pacote de investimentos que poderia suspender a proibição.

Em entrevista à Bloomberg na última terça-feira, 21, o ministro de Investimentos da Indonésia, Rosan Roeslani, disse que espera que o problema seja resolvido nas próximas uma ou duas semanas. "Acredito fortemente que isso será resolvido muito, muito em breve.”

A última oferta feita pela Apple foi rejeitada pelo ministro da Indústria, Agus Gumiwang, em janeiro. A proposta da empresa era de que um de seus fornecedores montasse uma fábrica de AirTags no país, o que totalizaria um investimento de US$ 1 bilhão.

Segundo Gumiwang, a proposta da Apple não atendia às exigências de que 40% do material usado em smartphones e tablets vendidos no país seja produzido localmente.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneIndonésiaAppleInvestimentos de empresas

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite