Tecnologia

Apple quer barrar venda do Nexus nos EUA

Smartphone da empresa Samsung é acusado de quebrar quatro patentes da companhia norte-americana

Patentes são referentes ao sistema operacional do aparelho, o Ice Cream Sandwich. (Divulgação)

Patentes são referentes ao sistema operacional do aparelho, o Ice Cream Sandwich. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 07h20.

São Paulo - A Apple abriu na última sexta-feira, 10, mais um processo de patentes contra a Samsung. Desta vez, o último lançamento da sul-coreana, o smartphone Galaxy Nexus, é acusado de quebrar quatro patentes da companhia norte-americana.

A ação aberta na Corte Distrital do Norte da Califórnia envolve a tecnologia de reconhecimento e discagem de números de telefone a partir de um navegador, posição de palavras na tela, reconhecimento por voz e desbloqueio do celular por meio de movimento de dedos na tela sensível ao toque. Todas as patentes são referentes ao sistema operacional do aparelho, a última versão do Android, chamada de Ice Cream Sandwich.

“O mercado de smartphones é crítico, dada a maioria dos consumidores destes celulares e suas preferências em longo prazo, determinadas em grande parte sobre o sistema operacional de seu primeiro aparelho”, diz o documento. O processo visa ao fim das vendas do Samsung Galaxy Nexus nos Estados Unidos.

A justiça da Califórnia também foi escolhida pela Apple para receber uma ação contra a Motorola Mobility, acusada de quebrar um acordo feito com a fabricante de chips para dispositivos móveis Qualcomm.

Segundo a parceria, a Apple seria uma terceira beneficiada pela parceria sobre patentes entre as duas empresas e, com isso, não poderia sofrer processos em qualquer tribunal. A Motorola, contudo, teria quebrado esta cláusula ao abrir ações judiciais contra a Apple na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasAppleSamsungPatentes

Mais de Tecnologia

Amazon exige que Perplexity suspenda uso de IA que faz compras online

Montadora chinesa de veículos elétricos testa baterias em robôs humanoides

Novo Galaxy Z Fold7 usa IA e câmera potente para revelar segredos da cidade

Como adaptar o treino segundo a função de recuperação dos dispositivos inteligentes