Tecnologia

Artista compara espionagem dos EUA à Stasi alemã

Berlim - Um artista denunciou a espionagem dos Estados Unidos na Europa projetando, na madrugada desta segunda-feira, sobre a embaixada americana em Berlim, o slogan...

Kim-Dotcom-projecao (AFP)

Kim-Dotcom-projecao (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Berlim - Um artista denunciou a espionagem dos Estados Unidos na Europa projetando, na madrugada desta segunda-feira, sobre a embaixada americana em Berlim, o slogan "United Stasi of America", em referência à polícia política da ex-Alemanha Oriental.

"Muito engraçado. Quem faz este tipo de comparação não conhece muito sobre a Stasi ou sobre a América", comentou o serviço de imprensa da embaixada dos Estados Unidos.

A Stasi era a polícia política do regime comunista da Alemanha Oriental, que monitorava os menores gestos da população da República Democrática Alemã, e que foi retratada no filme alemão "A vida dos outros".

A ação foi organizada por Oliver Bienkowski, um artista especializado em projeções com luz, em conjunto com o fundador do Megaupload.com, Kim Dotcom, que a reivindicou em sua conta no Twitter.

Um vídeo da projeção está disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A2Yb3gWmm2I&feature=youtu.be.

Kim Dotcom, cuja foto também foi projetada na fachada da embaixada dos Estados Unidos, deu a ideia do slogan a Bienkowski, como relatou ao jornal Bild nesta terça-feira.

Ele queria protestar contra o programa de monitoramento das comunicações na Europa pelos serviços secretos americanos, revelado pela imprensa graças ao ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, atualmente bloqueado em Moscou a espera de uma resposta a seus pedidos de asilo político em vários países.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaINFOKim DotcomPaíses ricos

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026