Tecnologia

Atualização do Windows 10 faz webcams pararem de funcionar

Mudança em codificação de vídeos é a causa do problema


	Windows 10: sistema operacional recebeu atualização de aniversáriode um ano há pouco tempo
 (Divulgação/Microsoft)

Windows 10: sistema operacional recebeu atualização de aniversáriode um ano há pouco tempo (Divulgação/Microsoft)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de agosto de 2016 às 16h00.

São Paulo – A atualização de aniversário do Windows 10, liberada recentemente, tornou inoperantes webcams externas de computadores

Na atualização do Windows 10, a Microsoft mudou o funcionamento das webcams. Somente um aplicativo podia usar a câmera por vez. Se você estava com o Skype aberto, não poderia abrir outro programa que usa a câmera. 

A empresa trouxe então um sistema chamado Windows Camera Frame Server. Será por meio dele que aplicativos irão acessar as transmissões feitas pela webcam do usuário, colocando fim à exclusividade de acesso, de acordo com o Ars Technica.

O novo recurso do Windows 10 impede o uso da codificação de vídeo por H264 e MJPEG, substituindo-os pelo método chamado YUY2. Webcams, como a Logitech C920, não funcionam com essa novidade e congelam as imagens, impedindo seu uso. A eliminação das codificações de compressão mais antigas seriam por conta de um ganho de performance no processamento de vídeo.

Por enquanto, não há uma solução oficial para o problema. Quem precisa da webcam no dia a dia pode reverter a atualização indo ao menu recuperação do sistema e clicando na opção que permite voltar para versão anterior do Windows.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026