Tecnologia

Balanço da Salesforce: receita recorde, mas lucro sob pressão

Em 2020, a empresa acumulou alta nas receitas de 24%, dado o avanço da digitalização de seus clientes. No entanto, para o fim deste ano, a companhia tem alguns desafios

Escritório da Salesforce, em Nova York (Noam Galai/Getty Images)

Escritório da Salesforce, em Nova York (Noam Galai/Getty Images)

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Salesforce, líder global em software corporativo, apresenta hoje, 30, o resultado fiscal relativo ao terceiro trimestre de 2021 e deve mostrar, ao menos no lucro, sinais de enfraquecimento da fase em que surfou em uma alta demanda por serviços de digitalização e computação em nuvem.

Espera-se que a receita mantenha o crescimento e atinja o marco de 6,8 bilhões dólares, ante 5,42 bilhões de dólares do ano anterior  nos últimos dois trimestres, a empresa superou todas as estimativas.

Contudo, a lucratividade deve ficar sob pressão, uma vez que a empresa terá de pôr os valores em comparativo com o momento recorde de 2020. Também, entra na conta os custos de fusões e aquisições feitas este ano.

Há compras bem vistas. Uma delas é a MuleSoft, de integração entre aplicativos, que foi lassada por 6,5 bilhões de dólares, e o sistema de visualização de dados Tableau, por 15,3 bilhões de dólares.

E outras que ainda precisam mostrar ao que vieram, como a compra do mensageiro Slack, a maior aquisição que já fez e pela qual desembolsou 27,7 bilhões de dólares.

Espera-se que a companhia relate um lucro de 0,28 dólares por ação, o que representa um declínio de 80%. O valor contabilizado no lucro por ação do mesmo período de 2020 foi de 1,74 dólares.

Salesforce e a transformação digital: entrevista com Fabio Costa | CEO Talks

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:BalançosComputação em nuvemSalesforceExame Hoje

Mais de Tecnologia

AWS diz ter corrigido falha que causou instabilidade global nos serviços de nuvem

Falha na AWS impacta mais de 500 sites no mundo, como Duolingo e Canva; veja os principais afetados

iPhone 17 impulsiona maior crescimento da Apple desde a pandemia e lidera nova fase do mercado

O que é a AWS, plataforma que sustenta parte da internet e está fora do ar nesta segunda-feira, 20