Tecnologia

Balões de internet do Google fazem testes no Piauí

O lançamento de cinco balões à estratosfera foi realizado na última sexta-feira (6) na capital Teresina, em um local próximo à linha do Equador.

balão (Divulgação)

balão (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 18h18.

O Google enviou seus balões que fornecem conexão à internet para a estratosfera a partir do Piauí, em uma parceria da empresa com o governo brasileiro para permitir o acesso à web em áreas remotas do país. 

Os testes consistiram em dois conjuntos de lançamentos, o primeiro em 28 de maio e o segundo, na última sexta-feira (6). O lançamento de cinco balões à estratosfera foi realizado em Teresina e Campo Maior, cidade localizada à 85 km da capital do Piauí, em uma região próxima à linha do Equador. 

O Piauí foi o estado escolhido devido a sua posição geográfica e ao atual clima seco da região. Além disso, o nordeste do Brasil é um dos mais carentes em acesso à internet, com apenas 27% da população local (cerca de 3 milhões de pessoas) conectada. Os cinco balões irão trafegar na estratosfera por cerca de 100 dias. 

[Drones e balões aerostáticos: vale tudo para acessar a internet]

O lançamento oficial foi precedido de outro teste realizado no mês passado no Piauí, quando dois balões forneceram acesso à internet durante uma hora para uma escola localizada na região norte do estado. 

Pela primeira vez, a turma da nona série da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, na comunidade de Água Fria, teve uma aula com acesso à internet, enquanto um balão sobrevoava a região e transmitia o sinal LTE, fornecido pela Vivo, para uma antena especial instalada no telhado da escola com auxílio de infraestrutura da Telebrás. 

O Projeto Loon é o plano do Google para levar acesso à internet a pontos afastados do globo. Ele usa balões que voam a grandes altitudes para transmitir o sinal de banda larga ao solo. Os balões são controlados remotamente e usam energia solar.

O projeto foi anunciado pela empresa em junho do ano passado e as conversas com o governo brasileiro começaram em outubro à pedido do Ministério das Comunicações, que solicitou testes no início de 2014 ao Google em parceria com Telebrás. 

//www.youtube.com/embed/m96tYpEk1Ao

//www.youtube.com/embed/mcw6j-QWGMo

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony