Tecnologia

Banda larga atinge 70% nos EUA, diz estudo

Washington - A porcentagem de americanos com acesso à internet de alta velocidade em casa chegou a 70%, enquanto apenas 3% têm acesso telefônico à web, de acordo...

Banda larga (©afp.com / null)

Banda larga (©afp.com / null)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Washington - A porcentagem de americanos com acesso à internet de alta velocidade em casa chegou a 70%, enquanto apenas 3% têm acesso telefônico à web, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira.

O projeto americano Internet e Vida do Pew Research Center observou que a porcentagem de usuários de banda larga de alta velocidade representa um pequeno, mas significativo, aumento em relação aos 66% dos adultos que disseram possuir o serviço em abril de 2012.

Em maio de 2013, o percentual de uso de internet discada manteve-se em 3% como ao longo dos últimos dois anos, indica a Pew, mas caiu drasticamente de um pico de 41% em 2001.

Em geral, 85% dos americanos usam a internet, de acordo com o relatório. Daqueles que não têm conexão de alta velocidade em casa, 10% têm smartphones que podem acessar a web.

Entre aqueles com as maiores taxas de uso de banda larga em casa ainda estão os universitários, adultos com menos de 50 anos e adultos que vivem em famílias com renda de pelo menos US$ 50.000 por ano. Os brancos e moradores de áreas urbanas ou suburbanas também registraram taxas acima da média.

"Temos notado que a idade, escolaridade e renda são alguns dos fatores associados à adoção da banda larga em casa", diz Kathryn Zickuhr, pesquisadora associada da Pew e principal autora do relatório.

O estudo observa que mais da metade de todos os adultos americanos possuem um smartphone, mas não determina se todos são de "banda larga".

"Os usuários de banda larga podem consumir e criar vários tipos de conteúdo de uma forma que os usuários da internet discada não podem, e nossa pesquisa demonstrou diferenças significativas no comportamento on-line nestes dois grupos", afirma Aaron Smith, co-autor do relatório.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEstados Unidos (EUA)INFOInternetPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada