Tecnologia

Brasil renova acordo automotivo com Argentina

O acordo foi prorrogado de 1o de julho para 30 de junho de 2015, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

carros-brasil (Getty Images)

carros-brasil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 18h33.

Brasil e Argentina decidiram prorrogar em um ano acordo automotivo, mas a renovação foi feita em bases mais vantajosas para a Argentina, que tenta equilibrar sua balança comercial em um momento de desaceleração de sua economia.

O acordo foi prorrogado de 1o de julho para 30 de junho de 2015, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O documento assinado prevê a volta do sistema "flex" na proporção de 1,5. Isso significa que a cada dólar que a Argentina exporte para o Brasil em bens da indústria automotiva, o país poderá importar 1,5 dólar em produtos brasileiros. Anteriormente, a relação era de 1,95 dólar.

Segundo o ministério, o acordo promete dar mais previsibilidade e fluidez ao comércio bilateral, "dando margem de conforto à indústria brasileira".

A indústria automotiva do Brasil amargou queda de 13 por cento na produção de janeiro a maio, pressionada por tombo de quase 20 por cento nas exportações do período em relação ao mesmo período de 2013 e por fraqueza do mercado interno. A Argentina é o principal destino das exportações de veículos do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilCarrosAutoindústriaVeículosINFO

Mais de Tecnologia

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão