Tecnologia

Caminhão autônomo da Mercedes-Benz dá mais segurança ao motorista

O veículo pode até mesmo dar passagem para uma ambulância

Caminhão (Divulgação)

Caminhão (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de julho de 2014 às 10h23.

Um novo caminhão com condução parcialmente autônoma da Mercedes-Benz quer oferecer mais segurança ao motorista. Chamado de Future Truck 2025, o veículo usa um radar, sensores e câmeras para se manter na pista depois que atingir uma determinada aceleração, que pode ser de até 80km/h. Dessa forma, o motorista fica com as mãos livres para realizar outra tarefa, apesar de ficar de olho na estrada, e o caminhão mantém distância de outros carros automaticamente.

O veículo tem um sistema conectado para prever engarrafamentos e desviar por caminhos alternativos. Além disso, o caminhão pode identificar se uma ambulância estiver por perto e dar passagem a ela.Por meio de um sistema de mapas em 3D, o veículo identifica o percurso e reconhece a topografia da estrada.

O Future Truck 2025 funciona por conta do chamado Actros 1845, que é um motor com 449 cv e torque máximo de 2.200 newtons por metro. A potência é transferida para a transmissão Mecedes Powershift 3, que tem 12 velocidades e é totalmente automatizada.

Há ainda um sistema de comunicação entre veículos que contem com a mesma tecnolgia. Dessa forma, o próprio caminhão pode informar a sua presença ao carro da frente para evitar colisões ou frenagens inesperadas.Os sinais são enviados com intervalo de um segundo.

Como o nome indica, a produção em massa do novo veículo ainda deve levar cerca de dez anos. Apesar de seu sistema de condução autônomo não ser tão completo quanto o do Google Car, essa tecnologia deve ajudar a rotina dos caminhoneiros do futuro.

Confira o vídeo que demosntra o conceito do Future Truck 2025 da Mercedes-Benz.

//www.youtube.com/embed/HHpXny86TcY
.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsINFOMercedes-BenzMontadorasVeículos

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026