Tecnologia

Camiseta "smart" japonesa ajuda a melhorar condição física

A peça tem um sensor ultrafino e flexível que mede a postura, o ritmo cardíaco e o número de calorias ingeridas e queimadas


	Camiseta "smart": a aparelho obtém os dados da fibra condutora da camiseta e os envia a um smartphone
 (Yoshikazu Tsuno / AFP)

Camiseta "smart": a aparelho obtém os dados da fibra condutora da camiseta e os envia a um smartphone (Yoshikazu Tsuno / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2016 às 07h53.

Tóquio - Duas empresas japonesas desenvolveram uma camiseta inteligente capaz de se comunicar com um smartphone e oferecer dados sobre a pessoa que a veste para melhorar o rendimento e a condição física.

A peça tem um sensor ultrafino e flexível que mede a postura, o ritmo cardíaco e o número de calorias ingeridas e queimadas, indicou à Agência Efe um porta-voz da empresa tecnológica NEC, uma das duas companhias que fabricaram a camiseta junto da têxtil Gunze.

O aparelho obtém os dados da fibra condutora da camiseta e os envia a um smartphone, onde o usuário pode analisar a informação através de um aplicativo específico.

A ideia é que o aplicativo proporcione a partir desta informação conselhos sobre como melhorar o rendimento do usuário e forneça um programa de treinamento específico para os que usam a peça -transpirável e elástica.

A Gunze deve lançar este ano o produto na rede de academias que possui no oeste do Japão.

Embora ainda não haja nada decidido, se cogita a possibilidade de os clientes das academias poderem alugar a camiseta por mês, explicou o porta-voz da NEC.

O sensor pode ser retirado na hora de lavar a camiseta, que ainda não tem nome comercial definitivo, indicaram os fabricantes.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:InternetPaíses ricosÁsiaJapãoqualidade-de-vidaRoupas

Mais de Tecnologia

Consórcio compra Electronic Arts por US$ 55 bilhões; dona de The Sims e Battlefield sairá da bolsa

Como a saída da Electronic Arts da bolsa pode explicar o momento da indústria de games

Relógio ou console? Tetris chega ao pulso com novo smartwatch My Play Watch

Por que Apple e Nvidia querem ‘salvar’ a Intel?