Tecnologia

Governo dos Estados Unidos rejeita pedido de perdão a Edward Snowden

Ex-analista da NSA é acusado de colocar a segurança de seu país em risco

Edward Snowden (Getty Image)

Edward Snowden (Getty Image)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2015 às 12h20.

A Casa Branca rejeitou nesta terça-feira (28) uma petição assinada por 167 954 pessoas que solicitava perdão incondicional ao ex-consultor da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA), Edward Snowden.

Snowden é responsável por revelar ao mundo que as forças de segurança norte-americanas espionavam indiscriminadamente cidadãos, autoridades e empresas de vários países. Ele está refugiado na Rússia, de onde não sai por medo de ser preso e extraditado.

Segundo a conselheira de Obama para a área de segurança interna e luta contra o terrorismo, Lisa Monaco, Snowden deveria "regressar aos Estados Unidos para ser julgado pelos seus pares, e não se esconder por detrás de um regime autoritário". Segundo a conselheira, o ex-consultor, até agora, "foge das consequências dos seus atos".

Nos Estados Unidos, onde é acusado por terrorismo, Snowden pode ser condenado a 30 anos de prisão por ter fornecido a jornalistas cópias de um grande número de documentos secretos da NSA, agência de informações que, entre outras atividades, monitora e intercepta as comunicações eletrônicas.

Os documentos que Snowden enviou a jornalistas revelavam programas de espionagem até então desconhecidos. A revelação gerou um debate mundial sobre liberdades individuais, direito à privacidade de dados eletrônicos e limites dos mecanismos legais criados com a justificativa de combater o terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Montadoras chinesas tem crescimento nas vendas de abril, destaque para veículos de nova energia

Google disponibiliza Modo IA com recursos que melhoram as buscas

Vietnã assume produção de linha premium da Apple

Nintendo Switch 2: onde comprar na pré venda e com descontos