Tecnologia

China desenvolve chip para controlar computadores com o cérebro

Brain Talker reúne informações do cérebro e do computador para atuar

Futuro: computadores serão controlados por ondas cerebrais (Getty Images/Reprodução)

Futuro: computadores serão controlados por ondas cerebrais (Getty Images/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 10 de junho de 2019 às 05h55.

Última atualização em 10 de junho de 2019 às 05h56.

São Paulo - Fruto de uma colaboração entre a Universidade de Tianjin e a empresa estatal China Electronics Corporation, o novo dispositivo chamado Brain Talker faz com que digitar e clicar se torne parte do passado tecnológico. Com o aparelho, o usuário poderá controlar um computador utilizando apenas as suas próprias ondas cerebrais. 

Apresentado no Congresso Mundial de Inteligência da China, que aconteceu em maio, o Brain Talker é um chip que combina as informações do cérebro com as de um determinado computador, unindo-as em uma única interface. Esse modelo de sistemas de informações já existe - chama-se BCI -, mas é esperado que esse dispositivo seja menor, mais rápido e mais eficiente do que os demais.

Decodificar os sinais elétricos emitidos pelo cérebro é uma tarefa difícil, pois se misturam frequentemente com os sons de fundo que os cercam.

Quando formadas, essas interfaces têm o potencial de revolucionar a relação homem-máquina, permitindo o controle de aparelhos eletrônicos sem qualquer comunicação verbal ou contato físico.

Ainda não foi informado como o chip será usado, e nem suas qualificações específicas. Geralmente, esse estilo de aparelho é utilizado na parte externa do corpo, sem que seja necessário implantá-lo no cérebro do usuário. O dispositivo da Brain Talker tem potencial para facilitar a vida de pessoas com deficiências, além de deixar mais simples a operação de computadores, celulares, consoles de videogame e outros eletrônicos.

Recentemente, o bilionário Elon Musk deu a entender que sua empresa, a Neuralink, pode estar se preparando para lançar um produto similar.

Acompanhe tudo sobre:ChinaComputadoresempresas-de-tecnologia

Mais de Tecnologia

SpaceX obtém aprovação dos EUA para aumentar lançamentos do foguete Starship a partir do Texas

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA