Tecnologia

China e EUA assinam pacto de mudança climática

Os dois países, maiores emissores de CO2 do mundo, se comprometem a cortar emissões até 2030

Clima Eua China (Getty Images)

Clima Eua China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 07h58.

Estados Unidos e China anunciaram um tratado para reduzir drasticamente as emissões de CO2 até 2030. O acordo foi considerado como um "grande marco" pelo presidente americano Barack Obama.

Segundo o The New York Times, o tratado foi negociado nos últimos nove meses entre Obama e o presidente chinês Xi Jingping, antes de ser anunciado nesta quarta-feira (12), durante encontro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Pequim.

A China e os Estados Unidos são os dois maiores emissores de carbono do mundo e responsáveis por mais de um terço das emissões globais de CO2.

"Temos muita responsabilidade em liderar o esforço mundial no combate à mudança climática", disse Obama, em comunicado. "Esperamos encorajar as maiores economias a serem mais ambiciosas."

De acordo com o tratado, os Estados Unidos devem reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa entre 26% e 28% até 2025. A China deve atingir até 2030 o limite de suas emissões de carbono.

O país asiático também concordou com o aumento de sua parcela de energias alternativas: 20% de seu consumo primário até 2030 deverá vir dessas fontes. Atualmente, essa fatia é de menos de 10%.

A China é o principal emissor de carbono do mundo, ultrapassando os Estados Unidos em 2007.

O acordo marca a primeira vez que o governo chinês concorda em limitar suas emissões. A Casa Branca afirma esperar que o país tenha sucesso "em limitar suas emissões antes de 2030, baseado em seu amplo programa de reforma econômica, planos para combater a poluição do ar, e a implementação de um chamado para uma reforma energética."

Já os Estados Unidos deverão dobrar o ritmo de sua redução de emissões, se quiserem atingir as metas acordadas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

SpaceX obtém aprovação dos EUA para aumentar lançamentos do foguete Starship a partir do Texas

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA