Tecnologia

China, Índia e Brasil sustentarão mercado high-tech em 2013

Já na Europa, o setor crescerá muito menos, assim como no Japão

Componente tecnológico: os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado de high-tech do mundo
 (Sigrid Gombert/AFP)

Componente tecnológico: os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado de high-tech do mundo (Sigrid Gombert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 10h46.

Berlim - A China, o segundo mercado mundial, à frente do Japão, Índia e Brasil sustentarão grande parte do crescimento do mercado mundial de alta tecnologia em 2013, enquanto a Europa sofre por sua situação econômica, considerou nesta quarta-feira a federação alemã do setor.

"O setor da high-tech é um importante motor do crescimento no mundo", afirma a federação Bitkom em um comunicado, poucos dias antes do início do grande salão de high-tech Cebit, em Hannover (norte).

Para 2013, esta federação profissional prevê um crescimento de 5,1% do volume de negócios do setor para alcançar 2,7 bilhões de euros no mundo.

O maior crescimento é esperado na Índia (+13,9%), Brasil (+9,6%) e China (+8,9%), afirma a Bitkom, que se baseia em dados de seu próprio instituto de pesquisa.

Na Europa, o setor crescerá muito menos (+0,9%), assim como no Japão (+1,4%), que cedeu à China a vaga de segundo mercado de high-tech, atrás dos Estados Unidos, cujo crescimento se situará neste ano em 6,5%.

"Na situação atual, um crescimento de 1% na Europa é alentador", afirmou o presidente do Bitkom, Dieter Kempf, citado no comunicado.

Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado de high-tech, com 26,8%, muito à frente da China (9,5%), que supera pela primeira vez o Japão (8,3%).

Em seu conjunto, a União Europeia ocupa 26,8% do mercado mundial de high-tech, do qual a Alemanha responde por 4,5%, o que lhe situa na quinta posição, atrás do Brasil (5%).

O Salão da Tecnologia da Informação e da Comunicação (Cebit), o maior do setor, será realizado de 5 a 9 de março.

Acompanhe tudo sobre:Países emergentesInovação

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app