Tecnologia

Cientistas dão limite para alta do nível do mar pelo clima

Pesquisadores agora conseguiram prever o nível do mar nos piores cenários: 80cm é o mais provável, chegar a 1,80m tem chance de 5% e a mais de 2m é improvável

conclusões podem ajudar cidades e comunidades costeiras a se prepararem (kenyai/Creative Commons/Flickr)

conclusões podem ajudar cidades e comunidades costeiras a se prepararem (kenyai/Creative Commons/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 17h34.

São Paulo - O clima esquenta, as geleiras derretem e os níveis do mar sobem. Mas quanto?

Pesquisadores agora conseguiram prever o nível do mar nos piores cenários: 80cm é o mais provável, chegar a 1,80m tem chance de 5% e a mais de 2m é improvável.

Estes números, publicados na Environmental Research Letters, estabelecem um patamar para um dos mais importantes pontos de incerteza sobre a mudança do clima.

O Painel Intergovernamental da Mudança do Clima (IPCC) realizou estimativas baseadas nas melhores projeções de elevação futura dos níveis do mar em centenas de cenários climáticos, mas não apontaram o limite máximo.

Agora, pesquisadores do Instituto Niels Bohr calcularam o risco do pior cenário. E apontam para três contribuintes em suas conclusões: o derretimento do gelo de terra, a água de subsolo e a expansão térmica do oceano.

O derretimento do gelo de terra é associado em sua maior parte com as duas grandes e quilométricas coberturas de gelo da Groenlândia e da Antártica, mas também às geleiras de montanhas.

Além disso, grandes quantidades de água de subsolo, bombeadas para beber e uso agrícola em muitas partes do mundo, leva de volta o recurso ao solo e ele flui para o oceano.

Finalmente, quando o clima esquenta, o oceano aquece e a água se expande e ocupa mais espaço.

As conclusões do estudo podem ajudar cidades e comunidades costeiras a se prepararem e fazerem as adaptações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas em curso.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAquecimento globalClima

Mais de Tecnologia

Para ser ''mais TikTok'', Instagram prepara app exclusivo e dedicado para Reels

Fabricantes chinesas de celulares apostam no segmento premium para expandir globalmente

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone