Tecnologia

Com parceria acadêmica, Wikipedia quer mais brasileiros

A representante no Brasil da Wikimedia Foundation, que mantém a enciclopédia colaborativa, trabalha para aprimorar verbetes e atrair usuários

A paulistana Oona Castro tem como missão ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço (Peter MacDiarmid / Getty)

A paulistana Oona Castro tem como missão ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço (Peter MacDiarmid / Getty)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 20h22.

Desde março, a paulistana Oona Castro, de 32 anos, é responsável no Brasil pelos projetos da Wikimedia Foundation, que mantém a enciclopédia colaborativa Wikipedia. Sua missão é ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço – uma coleção de artigos que já figura entre as dez maiores da enciclopédia.

Para alçar voos mais altos, o plano já foi traçado: por meio de uma parceria, professores e alunos de algumas das principais universidades brasileiras, como USP e UFRJ, estão incrementando os artigos eletrônicos da enciclopédia. "Além de aumentar a qualidade dos verbetes, essa parceria vai fomentar mais debates na rede", diz Oona. Confira a seguir a entrevista que ela concedeu ao site de Veja.

- Como você chegou à Wikipedia?

Oona Castro: A Wikimedia Foundation sabe da importância do Brasil para seu crescimento. Ao tentar ampliar seu potencial no país, abriu um processo seletivo para a contratação de um diretor para controlar as operações locais. Participei de uma série de entrevistas com uma grande empresa de recrutamento, que procurava uma explicação sólida para o fato de a comunidade de adeptos da Wikipedia em português não apresentar uma evolução constante. Acredito que ninguém tenha uma resposta cabal para o problema, mas minha observações devem ter despertado o interesse deles.

- O escritório local deve ser aberto em 2013: será mesmo em São Paulo?

Oona: Ainda não definimos nosso local de trabalho, mas é provável que seja realmente em São Paulo, com uma equipe restrita a cinco ou seis funcionários, e instalado em um ambiente de coworking (escritório coletivo, com divisão de custos, que reúne profissionais de diferentes setores), uma vez que não há o objetivo de permanecer no Brasil por mais de três anos.

- O que ganham os usuários brasileiros com a chegada da fundação?

Oona: Queremos incrementar os verbetes lusófonos na Wikipedia, além de promover parcerias com instituições para ampliar o conhecimento em rede. Essas iniciativas vão fomentar discussões na web. Quem ganha, neste caso, é o leitor que busca uma informação precisa na rede.

- Que tipos de parcerias vocês buscam?

Oona: Nossa estratégia é estreitar laços com entidades voltadas ao ensino. Há dois meses, cinco professores dos cursos de biblioteconomia e arquivologia da Unesp, física e filosofia da USP, história da UniRio e física da UFRJ aderiram ao Global University Program. Esse programa-piloto, criado em 2010 e disponível em seis países, busca capacitar e auxiliar estudantes, professores e pesquisadores que querem atuar como editores do serviço. Consequentemente, isso eleva a qualidade dos verbetes e acrescenta a eles rigor científico. Nos próximos meses, estudaremos a possibilidade de contar com mais voluntários das universidades.


- Qual o resultado da parceria?

Oona: Desde o segundo semestre de 2011, uma professora de história da UniRio convoca seus alunos a debater a disciplina de história romana na Wikipedia. Nesse período, o tema vem provocando um grande debate virtual, com a inclusão de novos conteúdos: já foram acrescentados mais de 20 verbetes. E eles têm uma qualidade impressionante.

- Como são definidas as hierarquias no serviço?

Oona: Qualquer colaborador é um editor. Os administradores e eliminadores (responsáveis por excluir páginas em razão de violação de direitos autorais ou má tradução) são escolhidos pela própria comunidade, mas para pleitear a função o usuário tem que obrigatoriamente ser autor de 2.000 edições. Outro atributo importante é saber se comportar diante da comunidade e conhecer, sobretudo, as regras da Wikipedia. O administrador não tem nenhum poder sobre nenhum editor.

- Quais são os reais motivos que levam brasileiros a produzir conteúdos na Wikipedia?

Oona: Suponho que seja a sensação de se sentir importante para a sociedade, além da possibilidade de discutir assuntos que são apaixonantes. Esses são ingredientes imprescindíveis.

- O usuário brasileiro da Wikipedia deve esperar novidades?

Oona: Sim. Dificilmente realizamos mudanças visuais no serviço, mas é certo que vamos aprimorá-lo para atrair novos colaboradores.

Acompanhe tudo sobre:InternetAmérica LatinaDados de BrasilSitesWikipedia

Mais de Tecnologia

Quanto custa assinar os 12 streamings mais populares no Brasil?

Dona da Rolling Stone processa Google por resumo de IA no buscador

Reino Unido e EUA assinarão acordo tecnológico 'revolucionário' em visita de Trump

China anuncia investigação antidumping contra chips dos EUA