Tecnologia

Com previsão de lucro baixo, Nintendo promete novo videogame para turbinar o balanço

Com o console Nintendo Switch há sete anos no mercado, a gigante japonesa prepara novas apostas para diversificar a receita

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 7 de maio de 2024 às 08h07.

Última atualização em 7 de maio de 2024 às 08h07.

A japonesa Nintendo anunciou nesta terça-feira, 7,  que terá um sucessor para seu console Switch, lançado há sete anos, após prever uma queda significativa no lucro neste ano fiscal devido à redução nas vendas do dispositivo e de jogos.

Por meio da rede social X, a empresa disse que anunciará um novo hardware até o fim de março do próximo ano. Isso ocorreu logo após a Nintendo prever a venda de 13,5 milhões de consoles Switch neste ano fiscal, abaixo dos 15,7 milhões vendidos no ano anterior.

A empresa informou que espera uma queda de 39% no lucro líquido, para 300 bilhões de ienes (US$ 1,95 bilhão), e uma redução de 19% na receita, para 1,350 trilhão de ienes, no ano fiscal iniciado em 1º de abril.

Momento ruim para os videogames

A indústria de videogames enfrenta dificuldades para retomar seu vigor após o boom impulsionado pela pandemia.

Neste ano, a Sony demitiu cerca de 900 funcionários de sua divisão PlayStation. A Microsoft também cortou cerca de 8% de sua equipe de videogames após a aquisição da Activision Blizzard.

A Nintendo vem diversificando suas fontes de renda, utilizando seus personagens e séries de jogos em filmes e outras formas de entretenimento fora do espaço de videogames.

Em março, a Nintendo e o estúdio de animação Illumination anunciaram a produção de um novo filme animado do Super Mario, após o sucesso do filme "Super Mario Bros." do ano passado. A empresa também anunciou o desenvolvimento de um filme live-action baseado na série "The Legend of Zelda."

O balanço da Nintendo

No ano encerrado em março, o lucro líquido da Nintendo aumentou 13%, para 490,6 bilhões de ienes, superando a estimativa de 458,12 bilhões de ienes, de acordo com uma pesquisa da FactSet.

A receita cresceu 4,4%, para 1,672 trilhão de ienes, impulsionada pelo sucesso do filme de Super Mario e pelo bom desempenho do jogo "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom." A receita de produtos relacionados a dispositivos móveis e propriedade intelectual subiu 82%, para 92,7 bilhões de ienes.

Acompanhe tudo sobre:NintendoConsoles para jogosBalanços

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC