Tecnologia

“Control-Alt-Delete” foi um erro, reconheceu Bill Gates

“Poderíamos ter feito o mesmo com apenas um botão, mas o cara que desenhou o teclado da IBM não quis nos dar este botão”, disse Gates


	Bill Gates: ex-CEO e fundador da Microsoft admitiu que criação da combinação "Control-Alt-Delete" foi um erro
 (REUTERS/Yuri Gripas)

Bill Gates: ex-CEO e fundador da Microsoft admitiu que criação da combinação "Control-Alt-Delete" foi um erro (REUTERS/Yuri Gripas)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 16h30.

São Paulo – Quando o Windows trava ou você deseja forçar o encerramento de um programa, apenas uma coisa vem à mente: Control-Alt-Delete. Pois quem pensou que a combinação de teclas foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a sua vida, pense de novo: Bill Gates, fundador da Microsoft, e criador do Windows, admitiu que o desenvolvimento deste atalho foi um erro.

O reconhecimento do equívoco foi feito durante um evento que aconteceu na Universidade de Harvard no último final de semana. Ainda de acordo com Gates, a empresa culpada pelo desenvolvimento da combinação foi a IBM.

Poderíamos ter feito o mesmo com apenas um botão, mas o cara que desenhou o teclado da IBM não quis nos dar este botão. Então tivemos que...bom, foi um erro, disse. Pelo visto, a ideia inicial não era a de fazer com que os usuários realizassem o malabarismo no teclado para acessar o gerenciador de tarefas.

Esta combinação foi inventada por um homem chamado David Bradley, nos idos de 1980. Bradley estava envolvido na criação dos computadores pessoais da IBM e teria desenvolvido o famoso código na tentativa de que fosse uma espécie de atalho para a reinicialização da máquina.

Em um vídeo que mostra um evento de comemoração dos 20 anos do computador da IBM, Bradley reconheceu a sua inventividade em relação ao Control-Alt-Delete, mas fez questão de dividir o crédito com o fundador da Microsoft. Eu posso tê-lo inventado brincou Bradley, mas foi o Bill que o tornou famoso. Após este trecho, a câmera então corta para Gates que, por algum motivo, parece não ter gostado nada da brincadeira.

Veja abaixo o vídeo, em inglês e sem legenda, do evento da Universidade de Harvard no qual Gates reconhece o erro.

//www.youtube.com/embed/cBHJ-8Bch4E

Agora veja David Bradley falando sobre o assunto, para o desconforto de Gates. Vídeo também em inglês e sem legendas.

//www.youtube.com/embed/K_lg7w8gAXQ

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesComputadoresEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMMicrosoftPersonalidadesServiçosTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas