Tecnologia

Dispositivos móveis mudam conceito da indústria fonográfica

Executivo do setor acredita que principal desafio dos músicos agora é usar os diferentes formatos a seu favor

Jovem ouvindo iPod: novos dispositivos mudaram os setor (Getty Images)

Jovem ouvindo iPod: novos dispositivos mudaram os setor (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 18h25.

Londres - O trabalho das empresas musicais mudou na última década: agora são encarregadas de encontrar artistas com talento e 'mostrar como tirar proveito dos novos dispositivos do mercado', afirmou nesta quarta-feira Eric Daugan, o vice-presidente de Estratégia Comercial da Warner Music International.

Durante uma mesa-redonda no evento Nokia World, realizado nesta quarta-feira em Londres, o vice-presidente explicou a diferença no número de 'superestrelas globais' da música que vemos atualmente com as que existiam dez anos atrás, apontando as consequências do aumento de artistas e de repertórios com a consolidação da internet.

'Era muito simples quando a tecnologia visava a criatividade, mas houve uma explosão em beneficio dos artistas. Há uma grande diversidade de formatos atualmente', explicou.

Daugan considera positivo para o setor os novos serviços e aplicativos para descobrir músicas, como os que foram apresentados nesta quarta pela Nokia. A multinacional finlandesa já incorporou em seus dois novos celulares a função denominada MixRadio, que permite escutar música em 'streaming' (sem necessidade de download) através de canais que relacionam artistas e estilos diferentes.

'O assunto de descobrir é fundamental', afirmou o diretor- executivo de Desenvolvimento Digital e de Negócio do grupo PIAS, Adrian Pope, acrescentando que o novo serviço da Nokia é uma ferramenta adequada para 'chamar a atenção sobre outros estilos e artistas'.

A multinacional finlandesa trabalhou para elaborar 100 canais diferentes com o dispositivo MixRadio, que conta com mais de 15 milhões de canções 'relevantes localmente' para cada mercado em que se encontra.

Acompanhando o lançamento dos novos modelos de celular, a empresa Monster desenvolveu uma linha de fones de ouvido específicos para os novos telefones da Nokia, Lumia 800 e Lumia 710.

'É a primeira vez que fazemos fones para um dispositivo concretamente', disse o executivo-chefe da Monster, Noel Lee. 

Acompanhe tudo sobre:ServiçosIndústria da músicaArteMúsicaEntretenimento

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite