Tecnologia

Elon Musk libera patentes da Tesla para ajudar a salvar o planeta

Musk disse ter errado ao registrar patentes para se proteger da competição, porque grandes montadoras não têm grandes projetos de veículos não-poluentes

. (Toru Hanai/File Photo/Reuters)

. (Toru Hanai/File Photo/Reuters)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 16h03.

São Paulo – Elon Musk, o bilionário por trás de empresas como a Tesla, liberou o uso de suas patentes para acelerar a criação de carros elétricos por outras companhias. A condição para que não haja processo por uso indevido de sua tecnologia é que as patentes sejam usadas "em boa fé".

A iniciativa de Musk para aumentar o ritmo da transição de veículos movidos a combustíveis fósseis para os movidos a energia é um esforço para conter o aquecimento global e, desse modo, ajudar a salvar o planeta dos seus efeitos negativos.

"Dado que a produção de veículos chega a 100 milhões de unidades por ano e a frota global é estimada em 2 bilhões de carros, é impossível para a Tesla montar carros rápido o suficiente para resolver a crise do carbono", escreveu Musk, que admitiu ter errado ao temer a competição de grandes montadoras, uma vez que considera pequenos ou inexistentes os esforços de produção de carros elétricos nessas companhias.

Para a empresa, sua posição open-source em relação às suas patentes ajudará a Tesla a atrair o interesse dos melhores engenheiros do mundo para continuar a desenvolver a tecnologia dos seus veículos elétricos.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTesla

Mais de Tecnologia

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA