Tecnologia

Em briga com o Twitter, Instagram lança nova versão do app

Atualização do app de fotografia traz para dispositivos iOS e Android um novo filtro chamado Willow e melhorias na função que permite selecionar o foco da imagem

Em atualização, Instagram ganha grade para facilitar enquadramento e recorte das imagens, além de novo filtro (Reprodução/ Instagram)

Em atualização, Instagram ganha grade para facilitar enquadramento e recorte das imagens, além de novo filtro (Reprodução/ Instagram)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 10h33.

São Paulo – O app de fotografia Instagram, desenvolvido pelo brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom, ganhou nesta semana uma nova versão. Agora, usuários de iOS, sistema operacional da Apple, e Android, do Google, têm à sua disposição mais uma opção de filtro, o chamado Willow.

O novo filtro é monocromático, com leves tons roxos e brilho nas bordas. A sugestão do Instagram é que seja usado em retratos e fotos arquitetônicas. Além do Willow, a equipe também anunciou ter melhorado a função que permite que o usuário escolha o foco da imagem. 

Mas estas não são as únicas novidades trazidas pela nova versão do app e que foi definida como “a maior atualização do ano”, especialmente no que diz respeito à câmera do iPhone e iPad.

Segundo o Instagram, o botão de captura de imagens foi redesenhado e agora também é possível visualizar a foto mais recente enquanto se registra uma nova. Além disso, usuários podem fotografar com uma grade que facilita o enquadramento. A mesma grade será exibida também na tela de recorte da imagem.

No mais, a nova versão do app oferece aos usuários um feed de atualizações com rolagem infinita e imagens maiores. Mais um destaque é a integração com outra rede social, o Foursquare. Quando acionado o botão desta rede, são incorporadas informações sobre o local à foto. 

Instagram x Twitter

A briga entre o app de fotografia, hoje propriedade do Facebook, e a rede social de microblogs ganhou fôlego nesta semana. Primeiro, o Instagram anunciou há alguns dias a limitação do compartilhamento de imagens no Twitter. O motivo, segundo explicado por Systrom, CEO do app, é que desejam manter os usuários em seu recém-lançado site ao invés de ajudar a incrementar a audiência do concorrente.

A gota d’água veio nesta segunda, quando as imagens do Instagram já compartilhadas pelos usuários no Twitter simplesmente desapareceram da rede. Horas depois, o Twitter anunciou o lançamento de filtro coloridos que podem ser aplicados às imagens postadas por usuários em seus perfis da rede social. 

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInstagramInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade