Tecnologia

Empresa chinesa quer banir exportação de iPad em briga por marca

Companhia afirma deter os direitos sobre a marca 'iPad'; se tiver sucesso, o movimento poderia deflagrar um golpe para as vendas de iPads em todo o mundo

No ano passado, a Apple perdeu um caso para a empresa em uma corte no sul da China, que concordou que a Proview possuía a marca iPad (Peter Macdiarmid / Getty Images)

No ano passado, a Apple perdeu um caso para a empresa em uma corte no sul da China, que concordou que a Proview possuía a marca iPad (Peter Macdiarmid / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 16h59.

Hong Kong - Uma empresa de tecnologia chinesa que afirma deter a marca iPad planeja proibir as exportações do computador tablet da Apple da China, disse um advogado da companhia.

Se tiver sucesso, o movimento poderia deflagrar um golpe para as vendas de iPads da gigante de tecnologia dos Estados Unidos em todo o mundo. Não somente a China é um grande mercado consumidor, mas é a principal base de produção para a companhia norte-americana, cujos produtos incluem iPads, iPhones e iPods.

A empresa chinesa Proview Technology (Shenzhen) está pedindo a aduanas chinesas para pararem os embarques de iPads da Apple para dentro e para fora da China, embora as alfândegas não tenham atendido a seu pedido, disse o advogado Xie Xianghui à Asian Legal Business, uma publicação da Thomson Reuters.

Funcionários das alfândegas não foram encontrados para comentar e a Proview se recusou a se pronunciar.

A batalha legal entre a Apple e a Proview Technology (Shenzhen) sobre a marca iPad está emergindo como a mais recente dor de cabeça para a gigante dos Estados Unidos em um mercado ascendente e joga luz sobre os desafios legais que multinacionais estrangeiras enfrentam quando operam na China.

No ano passado, a Apple perdeu um caso para a empresa em uma corte no sul da China, que concordou que a Proview possuía a marca iPad.

A Apple recorreu da decisão e um julgamento final deve começar em 29 de fevereiro. Esta decisão será a última sobre o processo legal chinês.

A Apple afirmou que comprou os direitos mundiais da marca há muito tempo.

"Nós compramos os direitos mundiais da Proview para a marca iPad em 10 diferentes países há muitos anos. A Proview se recusa a honrar seu acordo com a Apple na China e uma corte em Hong Kong ficou ao lado da Apple nesta questão", disse uma porta-voz da Apple.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasiPadiPhoneJustiçaTablets

Mais de Tecnologia

Quer criar grupos no WhatsApp sem adicionar membros? App permite a função para alguns dispositivos

Montadoras chinesas tem crescimento nas vendas de abril, destaque para veículos de nova energia

Google disponibiliza Modo IA com recursos que melhoram as buscas

Vietnã assume produção de linha premium da Apple