Tecnologia

Empresa fornecerá sistema de detecção automática de gols

Fifa confirmou que o DAG será utilizado no Mundial de Clubes do Marrocos e que a GoalControl GmbH será a fornecedora oficial para a competição


	Gol:  sistema utiliza câmeras de situadas em diversos pontos do campo e a confirmação sobre se um gol foi marcado ou não acontece em menos de um segundo
 (Glyn Kirk/AFP)

Gol:  sistema utiliza câmeras de situadas em diversos pontos do campo e a confirmação sobre se um gol foi marcado ou não acontece em menos de um segundo (Glyn Kirk/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 17h33.

Madri - A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a empresa alemã "GoalControl GmbH" será a fornecedora oficial do sistema de detecção automática de gols (DAG) da Copa do Mundo de 2014.

Segundo a Fifa, a empresa alemã foi escolhida em abril em uma licitação pública para que seu sistema fosse usado tanto na Copa das Confederações deste ano como na Copa de 2014, mas a confirmação para o Mundial dependia do cumprimento das expectativas do primeiro torneio, disputado em junho, também no Brasil.

O anúncio de hoje foi feito após "um processo de avaliação no qual os correspondentes departamentos da Fifa examinaram o uso do GoalControl-4D durante a Copa das Confederações".

"Apesar de não ter havido nenhuma situação na qual fosse necessário recorrer à DAG para determinar se havia sido marcado um gol, o sistema cumpriu todos os requisitos da Fifa e indicou corretamente os 68 gols anotados", acrescentou a entidade, que destacou que "os árbitros se mostraram muito satisfeitos com o sistema".

Além disso, a Fifa confirmou que o DAG será utilizado no Mundial de Clubes do Marrocos, de 11 a 21 de dezembro, e que a GoalControl GmbH será a fornecedora oficial para a competição.

A utilização do GoalControl-4D no Marrocos e no Brasil estará sujeita a um teste final nos estádios.

O sistema utiliza 14 câmeras de alta velocidade situadas em diversos pontos do campo e a confirmação sobre se um gol foi marcado ou não acontece em menos de um segundo por meio de um sinal visual e vibratório nos relógios dos árbitros. 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFifaFutebol

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony