Tecnologia

Empresas nos EUA buscam especialistas em cibersegurança

Procura por profissionais para altos cargos sinal de que o setor corporativo está cada vez mais preocupado com ameaças hackers

Maior defesa contra as ameaças: empresas buscam vice-presidentes de segurança da informação para reforçar suas defesas (Stephen Morton/Bloomberg)

Maior defesa contra as ameaças: empresas buscam vice-presidentes de segurança da informação para reforçar suas defesas (Stephen Morton/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 17h10.

Nova York - Algumas das maiores empresas norte-americanas estão buscando contratar especialistas em segurança cibernética para ocupar novos cargos importantes, além de trazer técnicos para os seus quadros, num sinal de que o setor corporativo nos Estados Unidos está cada vez mais preocupado com ameaças hackers.

JPMorgan Chase, PepsiCo, Cardinal Health, Deere e The United Services Automobile Association (USAA) estão entre as empresas do ranking Fortune 500 que buscam vice-presidentes de segurança da informação (CISOs, na sigla em inglês) e outros profissionais de segurança para reforçar suas defesas digitais, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Apesar de um vice-presidente de segurança da informação normalmente se reportar a um vice-presidente de tecnologia, algumas das discussões de contratação agora lhes dá uma linha direta com o presidente-executivo e com o chefe do conselho de administração, disseram consultores e executivos.

Depois de violações de dados importantes, tais como ataque do ano passado na varejista dos EUA Target, existe agora uma expectativa de que o vice-presidente de segurança da informação entenda não apenas tecnologia, mas também de negócios de uma empresa e gerenciamento de risco.

"A tendência que estamos vendo é que as organizações estão elevando a posição do vice-presidente de segurança da informação para ser um similar a do vice-presidente de tecnologia e de ter voz igual associada às prioridades de recursos e decisões de risco", disse Barry Hensley, diretor-executivo da Unidade de Contra Ameaça da Dell SecureWorks.

Com muitas empresas à procura de executivos de segurança com experiência militar ou de defesa, pessoas com a experiência certa podem ter salários cada vez mais altos.

As grandes corporações têm recentemente contratado os vice-presidentes de segurança da informação por entre 500 mil e 700 mil dólares por ano, de acordo com Matt Comyns, co-chefe global da área de segurança digital na empresa de pesquisa Russell Reynolds Associates.

A compensação para esses executivos, em algumas empresas de tecnologia, chegaram a até 2 milhões de dólares por ano, disse ele.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpregosHackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança