Tecnologia

Entrega do imposto de renda já está nomalizada, diz Serpro

O Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro), diz que a falha que impediu a entrega das declarações do imposto de renda nesta manhã já foi corrigida

A entrega da declaração do imposto de renda via internet já voltou ao normal, diz o Serpro (Phillip Ingham/Creative Commons)

A entrega da declaração do imposto de renda via internet já voltou ao normal, diz o Serpro (Phillip Ingham/Creative Commons)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de março de 2011 às 12h24.

São Paulo — A falha ocorreu por volta das 8h da manhã no centro de dados do Serpro em São Paulo. A causa, segundo a empresa, foi um defeito no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Ele teria provocado o desligamento total do datacenter, exigindo que os computadores fossem reiniciados, num processo que é bastante demorado. 

A parada do datacenter provocou a interrupção do recebimento das declarações do imposto de renda, além de afetar sistemas como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), usado pelos departamentos estaduais de trânsito para licenciamento de veículos.

Segundo a assessoria de imprensa do Serpro, os vários sistemas que rodam no centro de dados de São Paulo foram sendo restabelecidos ao longo da manhã. O sistema responsável pelo recebimento de declarações do imposto de renda, que são enviadas por meio do programa Receitanet, já está funcionando normalmente.

O prazo para a entrega da declaração começou ontem e termina no dia 29 de abril. Segundo a Receita Federal, 153.974 contribuintes enviaram a declaração já no primeiro dia. 

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresImposto de Renda 2020ImpostosLeãoReceita Federal

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony