Tecnologia

EUA afirmam que não se envolveram em bloqueio a voo de Morales

Washington - O governo dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que a proibição a que o avião no qual viajava o presidente da Bolívia, Evo Morales, sobrevoasse...

Pentágono (Reuters)

Pentágono (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Washington - O governo dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que a proibição a que o avião no qual viajava o presidente da Bolívia, Evo Morales, sobrevoasse o espaço aéreo da França e Portugal foi uma decisão individual desses países.

"As decisões foram tomadas por países individuais e deveriam perguntar a eles por que tomaram essas decisões", afirmou Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado em sua entrevista coletiva diária. Jen Psaki evitou detalhar se os EUA tinham falado com esses países para evitar a chegada do ex-técnico da CIA, Edward Snowden, perante as suspeitas que estava a bordo do avião de Morales.

"Nos últimos dez dias estivemos em contato com um amplo número de países diante da possibilidade que Snowden aterrisse ou transite" por algum deles, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado. "Nossa posição é clara, este homem foi acusado de vazar informação confidencial e de três acusações criminais, por isso deve retornar aos EUA.", disse a funcionária americana.

O avião de Morales permaneceu parado 13 horas no aeroporto de Viena, quando voava de volta à Bolívia de Moscou, perante a falta de autorização para sobrevoar o espaço aéreo de França e Portugal. Psaki também se esquivou da pergunta se os EUA tinham pedido às autoridades austríacas que inspecionassem o avião presidencial para saber se Snowden estava dentro.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)INFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

TV 3.0 transforma canais em aplicativos e deve ampliar receita das emissoras; saiba o que muda

Dona do TikTok, ByteDance estima avaliação de mercado em US$ 330 bilhões, diz site

Starship, de Elon Musk, decola com sucesso em décimo voo de teste

De vinis a câmeras analógicas: por que a nostalgia dos anos 90 conquistou a Geração Z?