Tecnologia

Ex-funcionários da Nokia criam Newkia para resgatar empresa

Para ex-CEO da divisão da Nokia na Ásia e no Pacífico, “nova Nokia” nascerá com sua empresa, com apoio de ex-funcionários que desenvolviam projetos para Android


	Estabelecimento da Nokia na Finlândia: a Newkia pretende resgatar a cultura criada pela companhia finlandesa. E o mais importante: desenvolver aparelhos que rodam Android
 (Reuters)

Estabelecimento da Nokia na Finlândia: a Newkia pretende resgatar a cultura criada pela companhia finlandesa. E o mais importante: desenvolver aparelhos que rodam Android (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2013 às 15h24.

São Paulo – Nos próximos meses, celulares Newkia começarão a ser fabricados em Cingapura. Não se trata, no entanto, daquelas cópias mal feitas vendidas em lojinhas suspeitas.

Fundada oficialmente na última terça-feira, dia em que a Microsoft comprou a divisão de celulares da Nokia, a empresa pretende resgatar a cultura criada pela companhia finlandesa. E o mais importante: desenvolver aparelhos que rodam Android.

Criada por Thomas Zilliacus, ex-CEO da divisão da Nokia na Ásia e no Pacífico, Jorma Nieminen, ex-diretor da divisão móvel da Nokia, e Sven-Christer Nilsson, ex-diretor da Ericsson, a Newkia tem base em Cingapura e pretende lançar equipamentos dentro de um ano.

Apesar de parecer uma brincadeira, o grupo de empreendedores já tentou comprar a Nokia em 2012, mas não conseguiu levantar os fundos necessários para a negociação.

Inspirada na Xiaomi, empresa chinesa que deseja se tornar uma protagonista mundial no mercado de smartphones dentro dos próximos anos, a Newkia também acredita que conseguirá conquistar um amplo espectro de consumidores.

Para Zilliacus, a “nova Nokia” nascerá com a sua empresa, com o apoio de ex-funcionários que desenvolviam projetos para Android.

“A Newkia deseja utilizar o conhecimento, tecnologia e design da Nokia para criar os melhores smartphones do mundo, mas rodando Android”, disse o empreendedor durante uma entrevista para o site ZDNet.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaNokiaSmartphones

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é