Tecnologia

Facebook ganha recurso para acalmar amigos durante desastres

Quando estiver ativada, a nova ferramenta do Facebook vai permitir que usuários avisem a seus amigos que está tudo bem por meio de uma notificação no perfil

Confirmação de Status de Segurança: nova ferramenta foi lançada nesta semana (Divulgação/Facebook)

Confirmação de Status de Segurança: nova ferramenta foi lançada nesta semana (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2014 às 11h24.

São Paulo - Uma ferramenta que informa a seus amigos que você está bem durante desastres é a última novidade do Facebook. Batizada de Confirmação de Status de Segurança, ela foi lançada pela rede social nesta semana.

A novidade precisa ser ativada pelo usuário para funcionar. Assim, quando acontecer algum tipo de tragédia (como terremotos, tsunamis e enchentes), ele terá sua localização rastreada pelo Facebook.

Para isso, a rede social vai usar informações fornecidas pelos usuários em seus perfis - como a cidade onde vivem ou o local de onde publicaram a última atualização, por exemplo.

Em caso de coincidência do lugar do desastre com a localização do usuário, ele receberá uma notificação. Nela, o Facebook lhe perguntará se ele não está no local do problema ou se está seguro.

Quando o internauta escolher a segunda opção, uma notificação será publicada em seu perfil. É essa notificação que vai avisar a seus amigos que ele está bem.

"Você também pode conferir uma lista de amigos que podem ter sido afetados pelo desastre", afirmou o Facebook em texto publicado em seu site. 

Os usuários poderão informar que outros amigos seus na mesma região estão bem por meio da nova ferramenta. De acordo com o Facebook, ela foi inspirada no terremoto e na tsunami que atingiram o Japão três anos atrás.

"Quando acontece um desastre, as pessoas acessam o Facebook para saber como estão seus entes queridos", afirmou o Facebook. E a nova ferramenta parece ter surgido para facilitar isso.

Assista o vídeo que mostra como o novo recurso funciona na prática:  

//player.vimeo.com/video/108971365

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEnchentesFacebookInternetRedes sociaisTerremotosTsunami

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade