Tecnologia

Ferramenta do Google mapeia popularidade de gêneros musicais

Página usa dados do Play Music, serviço de streaming de faixas com “mais de 18 milhões” delas, segundo a empresa

Music Timeline, do Google: estão englobados na lista não apenas os gêneros mais populares, como Rock, Pop e Hip-Hop/Rap, como também World, Trilhas Sonoras e música latina (Reprodução/Google)

Music Timeline, do Google: estão englobados na lista não apenas os gêneros mais populares, como Rock, Pop e Hip-Hop/Rap, como também World, Trilhas Sonoras e música latina (Reprodução/Google)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 12h51.

São Paulo - O Google liberou nesta semana uma nova ferramenta chamada Music Timeline, que mostra em um gráfico a popularidade de gêneros musicais e artistas no decorrer das décadas. A página usa dados do Play Music, serviço de streaming de faixas com “mais de 18 milhões” delas, segundo a empresa.

De cara, o gráfico exibe apenas os gêneros principais e sua evolução com o passar dos anos, além dos álbuns mais acessados logo abaixo. Mas um clique nas respectivas cores abre um “leque” com os subgêneros, e outro ainda mostra os discos mais populares em cada um deles – tudo, claro, de acordo com os gostos dos usuários e as classificações do Play Music.

Estão englobados na lista não apenas os gêneros mais populares, como Rock, Pop e Hip-Hop/Rap, como também World, Trilhas Sonoras e música latina. Porém, esses últimos aparecem por vezes como meros traços, especialmente nas décadas após a de 90, o que torna até complicado encontrá-los no gráfico. O gênero Clássico, aliás, ficou de fora, mas por ser catalogado por data de composição, e não de gravação, segundo o Google.

É possível ainda procurar por nomes de artistas ou de álbuns no campo de buscas da parte superior. Como resultado, o Music Timeline exibe uma linha do tempo em que dá para ver as vendas dos CDs de cada banda no decorrer dos anos, por exemplo. Para testar a ferramenta, acesse-a por aqui.

Acompanhe tudo sobre:ArteEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleIndústria da músicaInternetMúsicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027