Tecnologia

França multa Google por coletar dados privados com Street View

A Comissão Nacional de Proteção de Dados exigiu, em maio de 2010, que o Google interrompesse a atividade e entregasse ao órgão cópias das informações coletadas

Carro do Google Street View: empresa vai submeter funcionários a aulas de segurança digital (Sean Gallup/Getty Images)

Carro do Google Street View: empresa vai submeter funcionários a aulas de segurança digital (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 20h06.

Paris - O órgão regulador francês de proteção a dados multou o Google em 100 mil euros por coletar informações privadas de redes sem fio enquanto seus automóveis equipados com câmeras captavam fotografias para seu serviço de mapas online, o Street View.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNIL, na sigla em francês) exigiu, em maio de 2010, que o Google interrompesse a atividade e entregasse ao órgão cópias das informações coletadas. O caso levou à imposição da multa nesta segunda-feira.

Os problemas do Google com coleta de dados com o Street View, que permite a usuários clicar em mapas para acessar fotografias de ruas e seu entorno, começou no ano passado. Na época, o Google revelou que seus automóveis do Street View ao redor do mundo haviam coletado dados privados, como e-mails e arquivos sobre navegação na Internet, de redes sem fio sem criptografia.

Isso levou autoridades regulatórias em vários países, incluindo França, Estados Unidos, Suíça, Grã-Bretanha e Cingapura a voltar sua atenção para o Street View.

"Lamentamos profundamente ter coletado por engano os dados", afirmou o conselheiro de privacidade global do Google, Peter Fleischer, em um comunicado por e-mail.

"Assim que percebemos o que havia ocorrido, paramos de coletar todos os dados por Wi-Fi em nossos automóveis e informamos imediatamente as autoridades", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaFrançaGooglePaíses ricosseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade