Tecnologia

Gmail dá 30 segundos para ´desfazer´ envio de e-mail

Recurso ´Undo Send´ mudou o tempo máximo para cancelar a operação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2010 às 14h08.

São Paulo - Um recurso experimental do Gmail, disponível desde o ano passado, permite aos usuários do webmail "desfazer" o envio de uma mensagem para evitar problemas como um clique acidental no botão "enviar", a falta de um anexo notada tarde demais ou mesmo o arrependimento por um e-mail que não deveria ter sido enviado.

O que a ferramenta faz é aguardar um tempo após a confirmação do envio para que a mensagem seja efetivamente submetida para o destinatário. Antes desse período terminar, o sistema permite cancelar a operação. Quando o recurso foi lançado, em maio de 2009, o prazo para "desafazer" um envio era de apenas cinco segundos. O Google aumentou esse tempo para 10, depois para 20 e agora permite que o arrependimento ocorra até 30 segundos depois do comando de mandar o correio eletrônico.

O recurso "Undo Send" pode ser habilitado na página "Labs" do Gmail, que reúne outros mecanismos ainda em testes. Depois de ativar a ferramenta, o usuário pode configurar o tempo máximo para cancelamento do envio na página de configurações.

Leia outras notícias sobre o Google

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoSitesE-mailServiços online

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite