Tecnologia

Google ajudou Samsung em batalha contra Apple por patentes

Companhia se comprometeu a apoiar financeiramente sua defesa na disputa com a Apple pelas patentes de telefones celulares


	Celulares Apple e Samsung: segundo pacto, Google aceitava assumir parte dos custos judiciais da disputa, assim como indenizar a Samsung se finalmente ela perdesse o caso
 (AFP/Jung Yeon-Je)

Celulares Apple e Samsung: segundo pacto, Google aceitava assumir parte dos custos judiciais da disputa, assim como indenizar a Samsung se finalmente ela perdesse o caso (AFP/Jung Yeon-Je)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 23h04.

San Francisco - O Google se comprometeu, em um acordo privado com a Samsung fechado em 2012, a apoiar financeiramente sua defesa na disputa com a Apple pelas patentes de telefones celulares, disseram nesta terça-feira os advogados da gigante californiana durante uma audiência.

Segundo esse pacto, fechado quando o fabricante sul-coreano já havia um ano litigava contra a Apple, a Google aceitava assumir parte dos custos judiciais da disputa, assim como indenizar a Samsung se finalmente ela perdesse o caso.

Para demonstrar a existência do acordo, a defesa da Apple apresentou vários e-mails trocados entre executivos da Samsung e do Google - e autenticados por um advogado do Google - em que este últimos se comprometiam a indenizar total ou parcialmente os prejuízos econômicos que pudessem vir de quatro das patentes em disputa.

Dessas quatro patentes, dois saíram do caso, mas as outras duas, relativas a características da interação do usuário com o telefone (sincronização do fundo e sistema de busca universal), fazem parte do processo judicial retomado estes dias em uma corte federal de San José (na Califórnia).

Samsung e Apple disputam as patentes dos smartphones e tablets desde 2011, quando a empresa da maçã processou os sul-coreanos por terem copiado o projeto de seus produtos, ao que estes responderam rapidamente processando por sua vez a Apple por violações das patentes da tecnologia 3G.

Desde então as ações entre os gigantes tecnológicos foram só aumentando, a maioria delas resolvidas a favor da Apple até o momento, fazendo a Samsung ter de pagar até o momento quase US$ 1 bilhão aos seus concorrentes americanos.

Mesmo assim as duas companhias apelaram sem exceção em todas as decisões judiciais contrárias aos seus interesses, de modo que o processo vive agora uma segunda parte na qual os esforços de uma e de outra empresa se centram em tentar demonstrar os danos que os supostos plágios da concorrência causaram sobre vendas e planos de expansão.

Com a revelação desta terça-feira, a defesa da Apple procura demonstrar a conexão existente entre Samsung e Google, já que um dos principais argumentos do fabricante sul-coreano é que não tem por que se responsabilizar pelo sistema operacional Android (de propriedade do Google), com o qual operam a maioria de seus telefones e tablets e de cuja tecnologia derivam as alegadas infrações de patentes. EFE

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaPatentesSamsungTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony