Tecnologia

Google exige que smartphones Android 6.0 sejam codificados

Medida tomada pela empresa aumenta a segurança dos usuários, mas tem um custo em desempenho.


	Criptografia: Todos os dispositivos potentes que rodarem Android 6.0 terão criptografia ativada
 (tonymelony/Flickr)

Criptografia: Todos os dispositivos potentes que rodarem Android 6.0 terão criptografia ativada (tonymelony/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 18h25.

São Paulo — Seguindo o que fez a Apple, com o iOS 8, o Google agora exige que todos os smartphones que utilizem seu novo sistema Android, o 6.0 Marshmallow, tenham os dados criptografados de fábrica.

A medida é uma forma de proteger os usuários, já que, mesmo que um hacker mal intencionado consiga dados do smartphone, não poderá lê-los, devido à criptografia.

Um ponto negativo da medida é que desencriptar arquivos é um processo que requer certo poder de processamento e acaba diminuindo o desempenho dos smartphones. A funcionalidade já está disponível desde o sistema Android 3.0, mas esta queda no desempenho fazia com que a encriptação fosse opcional.

Com dispositivos mais potentes e criptografia disponível via hardware em novos chipsets, a queda no desempenho não será tão notável. Os primeiros dispositivos a atender a essa exigência são o Nexus 5X e o 6P, ambos lançados pelo próprio Google.

Novos dispositivos que não possuírem os requisitos mínimos para suportar desencriptação frequente de arquivos serão isentos da obrigação. A empresa não disse quais são estes requisitos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoseguranca-digital

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA