Tecnologia

Doodle celebra mestre do origami

Akira Yoshikawa completaria hoje 101 anos e foi responsável pela padronização das técnicas e popularização da arte no ocidente

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

Doodle foi produzido com a ajuda de outro grande nome o origami moderno, Robert E. Lang (Google)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 14 de março de 2012 às 13h12.

São Paulo – Comemora-se hoje o 101º aniversário do japonês Akira Yoshikawa, considerado o grande mestre do origami – a arte secular de criar representações através da dobradura de papeis. O doodle de hoje na página inicial de buscas é uma homenagem feita pelo Google ao falecido artista.

Com a ajuda de Robert J. Lang, outro grande nome do origami, cada letra que compõe a palavra Google foi transformada em uma dobradura colorida, decoradas com borboletas que remetem a criações de Yoshikawa. Para os entusiastas da simpática arte, está disponível disponibilizou no blog oficial da empresa um texto escrito por Lang no qual explica como reproduzir o origami que forma o doodle de hoje. 

Yoshikawa nasceu em Kaminokawa, Japão, e criou o sistema chamado Yoshikawa-Randlett, que acabou por se tornar a técnica padrão para a arte. Sua importância para a popularização do origami no ocidente fez dele o embaixador cultural do Japão. Além deste reconhecimento, Yoshikawa também foi condecorado em 1983 com a medalha Ordem do Sol Nascente, a maior honraria japonesa. O artista faleceu em 2005, em sua cidade natal. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoLogotiposDoodle

Mais de Tecnologia

Alphabet, Meta, OpenAI e mais 4 empresas são investigadas sobre impacto de chatbots em crianças

Vendas de smartphones premium crescem 8% no 1º semestre e batem recorde global

PsiQuantum levanta US$ 1 bilhões para criar chip quântico; valor é recorde para startup do setor

Com tarifas de Trump, Apple prepara terreno para iPhone de US$ 2.000 nos EUA