Tecnologia

Doodle coloca mulheres em seu logotipo

O logotipo do Google amanheceu, hoje, com um grafismo em referência ao Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher nasceu como data para protesto político e, com o tempo, ganhou também conotação comercial (Reprodução)

O Dia Internacional da Mulher nasceu como data para protesto político e, com o tempo, ganhou também conotação comercial (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 17h15.

São Paulo — Como já é tradicional em datas comemorativas, o Google modificou seu logotipo, hoje, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O Doodle, como é conhecido, amanheceu com grafismos que incluem o símbolo do sexo feminino e uma flor.

A comemoração da data parece ter se iniciado no início do século XX. Em 1909, os socialistas americanos assinalaram o dia 28 de fevereiro como Dia Nacional da Mulher. O objetivo era de protesto político por mais igualdade entre mulheres e homens. 

No ano seguinte, num congresso socialista em Copenhagen, na Dinamarca, foi proposta a criação de um dia internacional para as mulheres. Na primeira vez em  que a data foi observada, 18 de março de 1911, houve protestos em várias cidades europeias.

A comemoração só se fixou em 8 de março em 1977, depois de a ONU ter convidado os países membros a assinalar essa data como Dia Internacional dos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional. Com o tempo, o nome acabou sendo reduzido para Dia Internacional da Mulher e a data ganhou conotação comercial, já que lojas e outras empresas aproveitam para fazer promoções nesse dia. 

Acompanhe tudo sobre:BuscaDoodleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleLogotiposMulheresTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony