Tecnologia

Google inicia buscas em português nas redes sociais

O recurso do Google que pesquisa conteúdo no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais, disponível desde 2009 para os americanos, chega, agora, ao Brasil

O Google inaugurou seu serviço de pesquisa no Facebook e no Twitter em 2009, mas só agora ele está sendo oferecido aos brasileiros (Justin Sullivan / Getty Images)

O Google inaugurou seu serviço de pesquisa no Facebook e no Twitter em 2009, mas só agora ele está sendo oferecido aos brasileiros (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 15h40.

São Paulo – Enfim, o Google decidiu expandir os recursos de sua busca social – que estão no ar desde 2009. A partir desta quinta-feira, os resultados de pesquisas feitas em português no site de buscas apresentarão conteúdos produzidos por contatos do usuário. Notícias, posts de blogs e atualizações de perfil em redes sociais estão entre as informações exibidas.

"Estamos trabalhando para conectar mais pessoas aos resultados relevantes da web. Hoje, estamos oferecendo a busca social para mais pessoas ao redor do mundo", aponta Yohann Coppel, engenheiro de software da empresa.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve manter uma conta ativa no Google. A partir desse registro, o sistema faz uma busca por contatos do usuário no Gmail: se essas pessoas permitirem, suas ações nas redes sociais passam a ser recolhidas pela busca do Google. “Se alguém conectado a você publicar um link, nós poderemos apresentá-lo nos resultados da sua busca com uma anotação clara de que se trata de algo criado pelo serviço”, aponta Coppel.

Resultados do microblog Twitter e da rede social Facebook também devem aparecer entre os resultados, caso haja alguma ligação entre as contas do Google e desses serviços. O fato não vai agradar a equipe de Mark Zuckerberg, que acusa o Google de se beneficiar dos dados gerados por seus usuários sem oferecer nada em troca.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoBusca

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn